|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Erykah Badu
especial para a Folha
Erykah Badu mostrou em "Baduizm", seu álbum de estréia, um
dom que a diferenciava de Mariah
Carey, Mary J. Blige e outras pretensas divas da música americana:
inteligência.
Com boas letras e uma combinação esperta de hip hop, jazz e soul
music, o álbum foi bem recebido
pela crítica e pelo público e rendeu
a Erykah uma comparação -exagerada, diga-se- com a grande
dama do jazz Billie Holiday.
"Livie" (Kedar, importado),
lançado oito meses depois de "Baduizm", apresenta outra qualidade dessa cantora texana. Ela rende
muito mais ao vivo, contando seus
casos sobre negritude para uma
platéia atenta e participativa, do
que na solidão dos estúdios.
O repertório foi quase todo retirado do disco de estréia, em versões superiores às originais.
"Rimshot", por exemplo, ganhou uma charmosa introdução a
cargo das vocalistas de apoio.
"The Other Side Of The Game"
tem uma interpretação à altura da
letra e belas "explosões" vocais
da moça.
"On and On" surge grudadinha
com "Apple Tree". Foi encorpada com um rap e uma explicação
sobre o significado da ankh, aquela cruz egípcia que Erykah faz
questão de carregar em todas as
suas apresentações, ao lado de incenso e chá com limão.
Erykah também passeia pelo terreno das covers, mas, assim como
Maxwell (outro talento do novo
soul americano), faz questão de
fugir das obviedades. Resgata
"Searching", de Roy Ayers (provedor de grooves para o rapper
americano Coolio), e manda uma
interpretação rasgada para
"Stay", sucesso de Chaka Khan
nos tempos que ela defendia os vocais no grupo Rufus.
Resumindo, "Live" é a apresentação que Erykah tentou mostrar
no Free Jazz do ano passado. A
vantagem é que, no disco, você
não terá de aguentar o calor senegalês do Palace -que não teve o
prazer de curtir "Next Lifetime",
outra bela canção de "Baduizm"- nem a falta de educação de nenhum fã do Jamiroquai. É
música pura.
(SM)
Onde encontrar: Nuvem Nove Discos
(r. Clodomiro Amazonas, 116, Itaim,
tel. 011/820-7051)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|