São Paulo, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ANIMAÇÃO
"Os Simpsons" é 10

Reprodução
Bart Simpson em pose levada



Um dos desenhos mais famosos do mundo completa 10 anos no ar, ganha estrela na Calçada da Fama e várias homenagens nos EUA e no Brasil


LÚCIO RIBEIRO
Editor-adjunto da Ilustrada

Bartolomeu Simpson e o presidente.
A piada correu os EUA no começo dos anos 90. George Bush, que em 91/92 gozava da condição de o mais popular presidente da história americana recente, perdeu a reeleição certa no ano seguinte por causa de um tal garotinho chamado Bartolomeu Simpson. Você conhece: é o Bart.
Pegou mal ao então presidente da nação mais poderosa do mundo vir a público e usar o à época emergente desenho animado "Os Simpsons" para ilustrar o quanto deteriorada andava a sociedade americana.
Bush até que não estava errado. Um bando de personagens esquisitos que reluzia na TV na verdade convidava a família ianque a sentar diante da TV e assistir sua entrada na idade das trevas sociológica. Era o chamado de um desenho que até carregava em sua essência a formação clássica de uma família, só que ninguém nela representava o papel tradicional. O pai era o adolescente ingênuo, a mãe, a omissa, e eram os filhos quem mandavam na casa.
O problema do presidente Bush foi falar que o sucesso de Bartolomeu era negativo para as crianças da América, já que as "mensagens" de Bart "deturpavam" o caráter da garotada. Bush não enxergou que Bart já falava para uma geração toda pronta de Barts. Perdeu credibilidade.
Pois bem. Piada ou não, o fato é que o presidente Bush passou. E o garotinho Bartolomeu já cravou seu nome na história.
No último dia 14, completaram-se 10 anos desde a primeira vez que o desenho criado por Matt Groening foi ao ar de forma oficial, depois de a família do desengonçado Homer Simpson fazer parte desde 1987 como um segmento animado dentro do programa de variedades "The Tracey Ullman Show".
Para festejar o decanato do mais importante desenho animado desde os "Os Flintstones", o canal americano Fox, que entrou no mapa das poderosas redes de TV depois do fator Simpsons, preparou uma série de eventos chamada "The Simpsons Global Fanfest Weekend Celebration", que culminará com um massivo e inédito encontro dos criadores, de artistas, do elenco de vozes da série e dos fãs em Los Angeles, nos dias 27, 28 e 29 de outubro.
O marco zero das comemorações dos 10 anos do premiado seriado foi a imortalização do nome "Simpsons" na Calçada da Fama, em Hollywood, no último dia 14, com a presença do criador Matt Groening e de bonecos caracterizando Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie.
Homer e família foram honrados com a estrela número 2.151 do famoso bulevar dedicado preferencialmente aos imortais do cinema.
As credenciais dos Simpsons para tamanha honraria não têm fim. O desenho já começou arrebentando, em 14 de janeiro de 1990, quando sua primeira exibição foi assistida por 24 milhões de espectadores, a maior audiência inaugural registrada por um desenho na história.
"Os Simpsons", que já está em sua 11ª temporada nos EUA, roubou de "Os Flintstones" o título de o desenho animado exibido durante o maior período no horário nobre da TV americana.
Bart Simpson, que já emplacou significativos lugares na parada musical da "Billboard" com o hit rapper "Do the Bartman", foi considerado recentemente pela revista "Time" como uma das cem maiores personalidades do século.
E artistas, políticos e personalidades dão a vida para aparecer como convidado do desenho. Elizabeth Taylor e Michael Jackson, por exemplo, já emprestaram a voz para dublar seus personagens em "Os Simpsons".
As homenagens ao aniversário do desenho são inúmeras:
* para celebrar a estrela na Calçada da Fama, será lançada uma caixa de vídeos chamada "Simpsons Go Hollywood", com episódios selecionados dos Simpsons que envolvem cinema;
* dois novos videogames dos Simpsons estão sendo finalizados e devem sair até o meio do ano;
* os Simpsons vão ganhar um documentário "sério", analítico, que irá ao ar na Fox;
* duas novas HQs com as aventuras de Bart e família estão no forno e ganharão as bancas brevemente;
* será relançado o CD "So Simpsonic", que contém mais de 50 faixas;
* uma nova linha das famosas balas PEZ vai apresentar Homer e família no "tubinho";
* o site oficial do seriado (www.thesimpsons.com) ganhou considerável reforma, em que pode ser encontrados sinopse de todos os episódios, "loja" para a compra de produtos Simpsons, sala de bate-papo, jogos. O site está organizando um grande desafio mundial de conhecimentos sobre a série chamado "Bart Bowl Trivia Chalange", cujas fase final e finalíssima vão ocorrer em Hollywood, em outubro, no megaevento "Simpsons Global Fanfest".

No Brasil
No Brasil, a filial nacional da Fox prepara para março uma maratona Simpsons para festejar a década no ar de Bart e Homer.
A emissora mostrará todos os episódios de "Os Simpsons", desde o número 1 até hoje. A maratona antecederá a estréia no Brasil da 11ª temporada da série, que já está no episódio 12 nos EUA.
Longa vida a Bart, Homer, Marge, Lisa, Maggie, sr. Burns, Smithers, Vovô, Ned Flanders, palhaço Krusty, Millhouse, diretor Skinner, Ajudante do Papai Noel, Comichão e Coçadinha...

O canal pago Fox apresenta um episódio inédito de "Os Simpsons" aos domingos, às 20h30; reprises de seg. a sáb. também às 20h30



Texto Anterior: Contardo Calligaris: De onde vem o despertar de uma besteira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.