UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
COR Ganhar dinheiro é bom e todo mundo gosta, mas a estilista Simone Mina diz que esta não é sua prioridade. "As minhas roupas não são comerciais, elas contam uma história", diz ela, que mostra sua nova coleção quarta-feira, na Casa de Criadores

É guerra

Além de concentrar todo o dinheiro nas mãos do secretário de Comunicação, Luiz Gushiken, o governo Lula decidiu destinar a duas ou, no máximo, três agências o dinheiro da publicidade institucional do executivo. É uma mudança e tanto para o mercado publicitário: até o ano passado, as verbas, de cerca de R$ 113,2 milhões, ficavam diluídas em duas dezenas de ministérios, e eram disputadas por igual número de agências. A justificativa é que, assim, a publicidade será padronizada.
 
A guerra entre as empresas para abocanhar as contas promete. Para se ter uma idéia, a Unilever Brasil, de higiene e limpeza, foi a maior anunciante do país em 2001, com R$ 126 milhões. A Volkswagen, segunda colocada, gastou R$ 91,1 milhões.

A LUTA CONTINUA
O ministro Cristovam Buarque, da Educação, tem uma idéia a cada dia para aprimorar o provão, que avalia universitários. Além de levar em conta o trabalho social, Buarque quer considerar também a militância política, para aumentar a pontuação da estudantada.

SINAL AMARELO
O secretário Nilmário Miranda, dos Direitos Humanos, reúne hoje especialistas para discutir o ressurgimento de grupos de extermínio de crianças no Brasil. De acordo com ele, há sinais de que voltaram a atuar com bastante intensidade.

TAREFA
O presidente Lula pediu ao ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, que organize uma feira de produtos brasileiros na Escandinávia. Ele acredita que jóias, por exemplo, teriam grande apelo num país de renda alta e sem violência. Furlan já convocou o dinamarquês Jens Olesen, da McCann-Erickson, para organizar tudo.
 
O dinheiro arrecadado na feira vai ser doado, é claro, para o Programa Fome Zero.

PODEROSA
Gisele Bündchen enfim confirmou sua participação na SP Fashion Week. Ela vai abrir o desfile de Ricardo Almeida. O cachê, de cerca de US$ 150 mil, será pago pela Telesp Celular -e, adivinhe? Vai ser doado ao Programa Fome Zero.

CURTO-CIRCUITO

Com 12 finalistas, selecionados entre 4.000 concorrentes, acontece hoje a final do concurso Melhor Salada de 2002, promovido pelo America, no Atelier Gourmand.
A designer de jóias Carla Amorim apresenta hoje algumas de suas criações no hotel Le Bristol, em Paris.
Com fotos de Gustavo Zylbersztajn e Alexandre Pasquali, começa hoje a exposição "Blured", no Ritz Itaim, às 21h.
Os DJs Patife e Jeff comandam o som da festa Pub'n'bass, hoje, a partir das 22h, no pub irlandês Dublin.
A galeria Brito Cimino recebe hoje instalações com as estampas e cores da Rosset Têxtil para o verão 2004, às 19h.
É amanhã o lançamento da nova edição da revista "S/Nš", de Bob Wolfenson, às 19h, na revistaria Zine, nos Jardins.

GÊMEOS
Devem nascer em abril dois clones de Vitória, a vaca que ficou célebre como o primeiro clone feito no Brasil, pela Embrapa. Se um dos bezerros da segunda geração for fêmea, pode ganhar o apelido de "Marisa". É o que defendem alguns pesquisadores. Rodolfo Rumpf, que comanda o trabalho, não confirma. "Houve votação para a escolha do nome da Vitória. Agora, devemos fazer o mesmo", diz.
 
A expectativa é grande: de cada 100 gestações de clone, somente 5% costumam vingar. Os dois bezerros, feitos a partir de células da orelha de Vitória, estão há cinco meses em "barrigas de aluguel" de outras vacas. A gravidez dura nove.

SONHADOR
Raul Cortez vai ser a estrela do carnaval da Viradouro, escola de samba do Rio. O ator vai desfilar em carro alegórico com fantasia de Dom Quixote.

ETIQUETA VALIOSA
Quatro quadros de Carybé e um de Aldo Bonadei foram levados da galeria de arte A Galeria por três assaltantes em plena luz do dia. "Menina com Paisagem", de Bonadei, tinha uma etiqueta na moldura que provava sua autenticidade. O quadro não coube no carro dos ladrões. Para diminuir o volume, eles tiraram a tela da moldura -mas fizeram questão de arrancar a valiosa etiqueta e levá-la junto.

PROJETOR
O público de cinema no Brasil cresceu 21% em 2002, passando de R$ 74,8 milhões, em 2001, para R$ 90,8 milhões. O filme que mais alavancou esse aumento foi "Homem-Aranha". Entre os brasileiros, destacaram-se "Cidade de Deus", com 3,2 milhões de espectadores, e "Xuxa e os Duendes 2", com 2,6 milhões. As informações são do boletim especializado "Filme B".

CONTAGEM REGRESSIVA
A solteirice de Hebe Camargo pode estar com os dias contados. A apresentadora anda encantada com o empresário Johnnie Baptista, que conheceu na festa de Yara Baumgart, terça-feira.
 
Johnnie é dono da Bavarian Nuts, que têm quiosques de amêndoas carameladas em shoppings. "Ele se veste bem e dança do jeito que gosto", diz Hebe. "Estou na expectativa."

@ - bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
e ALVARO LEME



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Juntando os farrapos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.