UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição une moda e arte concretista

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas do parque Ibirapuera transformar-se no centro da moda brasileira, com a abertura da SP Fashion Week na próxima segunda-feira, o MAM inaugura, nesta quinta, a exposição "Construtivismo e a Forma como Roupa".
Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra contrapõe peças de duas coleções do estilista Walter Rodrigues com obras de artistas que participaram do movimento concreto ou que com ele fazem algum tipo de diálogo.
"Arte e moda são temas indissociáveis. Além do mais, é oportuno mostrar peças de Rodrigues já que ele tem utilizado a arte, seja o construtivismo em geral ou o trabalho de Sérgio Camargo, como fonte de inspiração de suas coleções", diz Resende.
O curador optou por não mostrar apenas obras construtivistas dos anos 50 e 60, que inspiraram o estilista. Ao lado de 20 peças de Rodrigues, das coleções 2000 e 2002, estão obras recentes de artistas contemporâneos como Artur Lescher, o que comprova que moda e arte operam como uma forma de reapropriação da história por vezes parecida. (FCY)


CONSTRUTIVISMO E A FORMA COMO ROUPA. Curadoria: Ricardo Resende. Onde: MAM.


Texto Anterior: Artes plásticas: MAM retoma década de 80 com interação
Próximo Texto: Panorâmica - Televisão: "Simpsons" pode bater recorde de duração
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.