São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Política serve de máscara oportuna

CLAUDIO SZYNKIER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Qual é o rosto de Jim Carrey? A pergunta serve para a carreira do ator cuja face é massa para máscaras diversas: a do semi-retardado, a do doente de amor em "Brilho Eterno". E serve para esse filme em que ele, executivo desempregado, vale-se de disfarces aberrantes para praticar assaltos. Cabe dizer que tudo em "As Loucuras de Dick e Jane" se move por esse caráter de Carrey, o das máscaras. Reconhecemos, nas fantasias dos assaltos, ativistas do carnaval algo macabro de manifestações anticapitalistas mundo afora; lembramos dos imigrantes latinos, deportados à certa altura ao lado de Carrey. Imigrantes que são seres fantasiados, alterando, sob ameaça, seus documentos.
Cutucando o poder, "Loucuras" é, assim, fábula de "chicanização" geral americana: estão todos na corda bamba, canibais uns dos outros. E travestidos. A idéia torna-se hilariante com o filho de Carrey, loirinho de oito anos que fala espanhol e ama "soccer".
Mas essa comédia é mesmo política, como posa? A política do pessoal de "Penetras Bons de Bico", por exemplo, é outra. Trata-se de instalar nos assépticos armazéns industriais um cinema ousado, tramado em espírito de celebração embriagada entre amigos. Sorrateiramente, riem do circo cínico e frívolo da elite americana. Mais explícito, "Loucuras" investe em imagens ácidas do selvagem panorama atual, que iguala ternos a trapos. Mas as cenas, corridas e pouco vibrantes, refletem um pesado pragmatismo: é suficiente embalar o público com o discurso "oportuno". Cinema sufocado, o filme afirma uma posição artística prima da política que seu enredo destrói.


As Loucuras de Dick & Jane
Fun with Dick and Jane
  
Direção: Dean Parisot
Produção: EUA, 2005
Com: Jim Carrey, Téa Leoni
Quando: a partir de hoje nos cines Bristol, Eldorado e circuito


Texto Anterior: Cinema: Dos dilemas de Jim Carrey nasce a graça
Próximo Texto: Cinema: Chabrol persegue fantasmas de carne e pedra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.