São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Chita
SBT, 15h45.

(Cheetah). EUA, 1988, 83 min. Direção: Jeff Blynth. Com Keith Coogan, Lucy Deakins. Meninos que se mudam para a África, com os pais, fazem amizade e domesticam um cheetah (felino selvagem). Um dia, os pais decidem deixar a África, e os problemas começam.

Gargantua
Globo, 15h55.

(Gargantua). EUA, 1998, XX min. Direção: Bradford May. Com Adam Baldwin, Julie Carmen e Emile Hirsch De passagem por uma ilha da Polinésia, biólogo e filho se encantam com as belezas do lugar, ao mesmo tempo em que o garoto se afeiçoa por uma criatura marinha. Mas a felicidade não dura muito porque lagartos gigantes invadem o lugar e deixam a população amedrontada.

A Noite dos Lobos
Bandeirantes, 22h.

(Carnival of Wolves). EUA, 1996, 107 min. Direção: Takeshi Watanabe. Com Mike Norris, Jed Curtis. Quatro desajustados, sem muito a perder na vida, decidem roubar um cassino pertencente à máfia chinesa. Não se dão conta de que câmeras monitoram o local e registram seu movimento. Daí por diante é o de sempre: fugir.

El Dorado
Bandeirantes, 0h45.

(El Dorado). EUA, 1967, 127 min. Direção: Howard Hawks. Com John Wayne, Robert Mitchum, James Caan. Não propriamente uma continuação, nem um "remake" de "Onde Começa o Inferno" ("Rio Bravo"), do próprio Hawks. Mas uma variante interessantíssima. Agora, o pistoleiro Wayne ajuda o xerife Mitchum a combater fazendeiros poderosos e desonestos. Ótimo fim de noite.

Um Golpe Arriscado
SBT, 1h05.

(Kounterfeit). EUA, 1996, 86 min. Direção: John Mallory Asher. Com Andrew Hawkes, Bruce Payne, Hilary Swank. Golpista induz conhecido a participar de belo golpe: a troca de US$ 3 milhões falsos por US$ 3 milhões verdadeiros. Nem tudo, no entanto, sairá fácil como poderia parecer. Destaque para Swank, hoje uma candidata ao Oscar. Inédito.

Intercine
Globo, 2h20.

As opções são: "Fahrenheit 451" (1966, de François Truffaut, com Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusak) e "Encurralado" (1971, de Steven Spielberg, com Dennis Weaver, Tim Herbert, Charles Peel)

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Leila foi nossa melhor resposta

Existem atrizes e existem fenômenos. Leila Diniz faz parte da segunda categoria, e nenhum filme fez mais justiça a essa qualidade do que, justamente, "Todas as Mulheres do Mundo" (Canal Brasil, 0h30).
Aliás, é inútil se perguntar se Domingos de Oliveira fez um grande filme ou se Leila é uma grande atriz. Ela está para nós como Marilyn para os americanos, Brigitte para os franceses.
O que veio à tona com ela, neste filme de 1966, foram os nossos sonhos. Ipanema, libertação sexual, libertação nacional, juventude. O que tínhamos de melhor, mais belo, amoroso ou solidário estava lá.
Inútil perguntar por elas, por sua natureza. Leila foi a melhor resposta que o Brasil jamais criou. Diante dela, o fascínio é o bastante. (INÁCIO ARAUJO)

MUSICAL

Eurochannel traz especial com a banda UB40
Liderado pelo vocalista Ali Campbell, o grupo inglês de reggae UB40 é tema do "Planet Rock Profiles" (Eurochannel, 21h). Com cenas de shows, entrevistas e clipes, o programa faz uma retrospectiva da banda, que, há 20 anos, continua com os mesmos integrantes e já superou a marca de 50 milhões de discos vendidos.

AGRICULTURA

Projeto de Ziraldo está em programa do Futura
A Casa do Pequeno Jardineiro, projeto do cartunista Ziraldo em Juiz de Fora (MG), é tema de reportagem do "Boa Notícia" (Futura, 22h). O programa fala sobre os benefícios da agricultura orgânica para consumidores, produtores e meio ambiente.

CIÊNCIA

National Geographic exibe documentário sobre carros
O programa "Limite Humano 21" (National Geographic, 21h30) mostra os veículos mais rápidos da atualidade, como um carro cuja aceleração o faz superar a velocidade de decolagem de certos jatos. Também são abordadas pesquisas sobre animais venenosos.

BIOGRAFIAS

Programas mostram carreiras de atores
O ator britânico Peter O'Toole, astro do clássico "Lawrence da Arábia", é tema de um documentário baseado em sua autobiografia. O programa "Perfil" (Film & Arts, 21h) destaca a infância do ator, que foi marcada pela figura do pai. Já "Grandes Nomes" (GNT, 23h20) mostra documentário que aborda a vida do ator e lutador Bruce Lee, que morreu em 1973 aos 32 anos. Com uma hora e meia de duração, o programa traz três sequências do filme "Game of Death", que o ator não chegou a finalizar, além de entrevistas raras.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.