UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
VIAJADA Fazia quatro anos que Badi Assad não dava as caras nos palcos brasileiros; instrumentista, cantora e violonista, ela passou esse tempo fazendo shows na Europa e nos Estados Unidos e agora faz uma prévia de seu próximo CD, "Nowhere", em SP, até dia 25

Justo eu?

A ordem do governo Lula de suspender patrocínios culturais das estatais atingiu em cheio uma atriz que, pela estreita amizade que mantém com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, se tornou uma espécie de símbolo da era tucana: Ruth Escobar. Há alguns dias, a BR Distribuidora lhe comunicou que havia cancelado o repasse de R$ 300 mil para um projeto social que Ruth mantém em Ubatumirim, litoral de SP. Cem crianças, diz ela, desenvolvem ali atividades de canto, desenho, teatro e esportes.
 
Ruth vai fazer barulho. "Vou procurar o [ministro] José Dirceu, que é meu amigo", diz ela. A atriz está convencida de que o dinheiro, uma verba que considera até "ridícula", só foi suspenso porque ela é ligada aos tucanos. "É óbvio: o projeto foi cancelado porque eu não sou do PT", acredita Ruth.

CALMANTE
Na BR Distribuidora, a estatal que liberaria o dinheiro para a atriz, a questão da suspensão dos patrocínios é tratada quase como um segredo.
 
A informação disponível é a de que está tudo sendo reexaminado, e que provavelmente os projetos serão liberados depois do OK da Secom (Secretaria de Comunicação), comandada por Luiz Gushiken.

MÃO ABERTA
Já na Bahia, o governo local é generoso com os patrocínios: liberou R$ 200 mil para Carlinhos Brown montar seu "camarote ambulante" no Carnaval.

CARDÁPIO
Luiz Marinho, da CUT, já recebeu o recado: Lula deve anunciá-lo presidente do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) na próxima reunião do colegiado, que acompanhará a implantação do Fome Zero.
 
Dom Mauro Morelli também já foi cotado para o cargo.

SEDUÇÃO
Sindicatos patronais, como o Sindipeças, vão propor ao governo a reabertura do Refis, o programa de financiamento de dívidas, com um novo argumento: o dinheiro arrecadado com o pagamento dos tributos iria para o Fome Zero. A idéia é do advogado Ricardo Tosto.

ALTA GASTRONOMIA
Na página inteira que o "New York Times" dedicou este mês ao Rio -com dicas para quem vai passar o Carnaval por lá-, o correspondente Larry Rohter foi só elogios para o restaurante Carlota, "o mais badalado do momento".
 
O tradicional Antiquarius, de comida portuguesa, e o Siri Mole, especializado em comida baiana, também foram citados.

CINE PRIVÊ
O cineasta Hector Babenco e o oncologista Drauzio Varella fizeram uma viagem de bate-e-volta a Nova York semana passada. Foram a uma exibição especial de "Carandiru" só para a cúpula da distribuidora Sony e para dois convidados especiais: o ator Al Pacino e o escritor Paul Auster.

CRIATURA
O desembargador Amadiz Barreto, pai de Adriana Barreto, ex-amiga de ACM e pivô do escândalo dos grampos, anda atrás da filha e de seu atual marido, Plácido Faria. Barreto é grande amigo de ACM. "Mas Plácido, pelo menos até ontem, não queria saber de conversa", diz o advogado Sérgio Reis, amigo do casal.

SINAL AMARELO
O ministro José Dirceu, da Casa Civil, mandou fax para outros ministros anteontem lembrando que, no Carnaval, eles não podem aceitar convites de empresas privadas para assistir ou participar de desfiles.

SINAL VERDE
O ministro Gilberto Gil redobrou os cuidados: voltou a consultar a Comissão de Ética do governo sobre a possibilidade de cantar, como artista, no carnaval da Bahia e de Pernambuco, além de assistir, como ministro, aos desfiles do Rio de Janeiro (no camarote da prefeitura) e de frequentar, como marido, o camarote que sua mulher, Flora Gil, montou em Salvador.
 
A comissão deu OK a Gil, que viajará para todos os lugares em avião de carreira, com passagem paga de seu próprio bolso.

ARRULHOS
Namorados desde o início de janeiro, a empresária Andrea Fasano e o ex-diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) David Zylbersztajn já definiram onde vão passar o Carnaval: na casa dele, na Bahia.

PROLE
O estilista Ricardo Almeida vai ser pai mais uma vez. Sua mulher, a modelo Agatha Felix, está grávida de três meses. Almeida já tem três filhos de seu primeiro casamento.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

O MAM-SP e o colecionador paulista Adolpho Leirner inauguram hoje, no Museu Rufino Tamayo, no México, a mostra "Cuasi Corpus: Arte Concreto y Neoconcreto de Brasil".
Gisele Bündchen é esperada hoje para o lançamento da edição especial da "Vogue", no hotel Emiliano, às 21h.
O cantor Chico César faz mais uma apresentação do show "Respeitem Meus Cabelos, Brancos", no Sesc Belenzinho, hoje, às 20h.
Com receitas dos chefs Luiz Cintra e Demétrio, começa amanhã o Festival da Bruschetta, no restaurante Cantucci, às 18h.
É com coquetel a inauguração da sede da Câmara Brasileira do Livro, amanhã, em Pinheiros, às 19h.
Torradas, saladas e massas estão no cardápio da noite Al Dente, que acontece hoje na Dasloca, em Pinheiros, às 21h30.
Vai ser com "brunch" o lançamento da coleção inverno 2003 da marca Jackie Usava, amanhã, a partir das 9h30.


Texto Anterior: Negócio da China
Próximo Texto: Teatro/Crítica: Marco de atuação torna "Longa Jornada" inesquecível
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.