São Paulo, Sábado, 20 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

A SELVAGEM BRANCA
Record, 12h. (White Savage). EUA, 1943, 57 min. Direção: Arthur Lubin. Com Maria Montez, John Hall, Thomas Gomez. Montez é a bela princesa de uma ilha que se apaixona por pescador. A chegada ao local de um forasteiro que tenta se apoderar de um tesouro criará grandes problemas,

LOUCURAS DE GAROTO
Bandeirantes, 13h05.
(The Slingshot). Suécia, 1993, 102 min. Direção: Ake Sandgren. Com Jesper Salén, Stellan Skarsgard. Garoto de 12 anos, filho de mãe judia e pai socialista, enfrenta mais problemas de adolescência do que a média das pessoas, já que suas origens o tornam vulnerável ao escárnio constante dos outros (estamos em Estocolmo, anos 20). Mas o menino resistirá bravamente às pressões sociais.

SPOONER
SBT, 13h55.
(Spooner). EUA, 1990, 98 min. Direção: George Miller. Com Robert Urich, Jane Kaczmarek. Falsário foge de prisão, troca de identidade, vira treinador de luta livre de um colégio e ganha a simpatia e a admiração geral.

A PEQUENA LOJA DE HORRORES
SBT, 16h.
(Little Shop of Horrors). EUA, 1992, 93 min. Direção: Frank Oz. Com Rick Moranis, Ellen Greene, Vincent Gardenia. O filme feito por Roger Corman em tempo recorde (dois ou três dias de filmagem, conforme a versão) sobre a planta carnívora que pontifica em uma floricultura ficou célebre o bastante para ser transformado em musical da Broadway.

UMA BABÁ QUASE PERFEITA
Globo, 16h.
(Mrs. Doubtfire). EUA, 1993, 126 min. Direção; Chris Columbus. Com Robin Williams, Sally Field, Pierce Brosnan. Após perder a guarda dos filhos para a mulher, pai desesperado se traveste de babá para ficar perto das crianças. Boas gags. E Williams faz com brio o travesti que lhe cabe.

PROTEUS - O MUTANTE
Record, 20h.
EUA, 1995. Direção: Bob Keen. Com Tony Barry, William Marsh. Contrabandistas perdem-se no mar, o que já não é boa coisa. Quando chegam a uma plataforma, ninguém pense que encontraram a salvação: lá quem pontifica é um monstruoso mutante. Inédito.

FURYO - EM NOME DA HONRA
Record, 21h45.
(Merry Christmas, Mr. Lawrence). Inglaterra/Japão, 1982, 122 min. Direção: Nagisa Oshima. Com David Bowie, Ryuichi Sakamoto, Tom Conti. Em 1942, durantea Segunda Guerra, o japonês Yonoi (Sakamoto) comanda um campo de prisioneiros ingleses de forma implacável e com particular desprezo pelos vencidos. Mas esse modo de ver as coisas é perturbado pela atração que sente pelas coisas do Ocidente. Dilacerante encontro de culturas.

TER OU NÃO TER
Cultura, 22h30.
(En Avoir ou Pas). França, 1995, 90 min. Direção: Laetitia Masson. Com Sandrine Kiberlain, Arnaud Giovanetti, Claire Dennis. Operária deixa sua pequena cidade para se instalar em Lyon, onde conhece um operário de construção civil, com quem partilhará suas novas experiências. No olhar de Masson, que estreava na direção aos 29 anos, o diferencial na cultura contemporânea não é da ordem da existência (ser ou não ser), mas antes de tudo monetário (ter ou não ter). Legendado.

NO CALOR DA MEIA-NOITE
Globo, 22h50.
(Midnight Heat). EUA, 1994. Direção: Harvey Frost. Com Tim Matheson, Stephen Mendel. Jogador de futebol americano envolve-se com a mulher do dono do time. Já não era prudente. Mas as coisas pioram bem quando o marido em questão aparece morto. Obscuro. Inédito.

SEGREDOS MORTAIS
Globo, 23h40.
(Mortal Sins). EUA, 1993, 100 min. Direção: Bradford May. Com Christopher Reeve, Roxann Biggs. Padre (Reeve) ouve a confissão do responsável pela morte de várias mulheres. Como ele próprio se torna suspeito pelos crimes, decide arregaçar a batina e procurar pessoalmente o serial killer em questão. Em suma: um pouco de confissão e muito de convenção.
UM CORPO QUE CAI
Globo, 1h15.
(Vertigo). EUA, 1958, 126 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes. Stewart é o ex-detetive de San Francisco que sofre de vertigens e, por conta disso, é escolhido por um antigo amigo para investigar sua mulher.

ALMAS ATORMENTADAS
CNT/Gazeta, 1h50.
(Desperate Characters). EUA, 1971, 88 min. Direção: Frank D. Gilroy. Com Shirley MacLaine, Kenneth Mars, Sada Thompson. Crônica de um casal de classe média em Nova York, mas, sobretudo, crônica das transformações de uma cidade.

CENAS DE UM SHOPPING Globo, 3h30.
(Scenes from a Mall). EUA, 1991, 87 min. Direção: Paul Mazursky. Com Woody Allen, Bette Midler. Casal comemora aniversário de casamento em um shopping center. Durante o passeio, lavam a roupa suja de 16 anos de relação.

TV PAGA
Atualidade de "Metrópolis"

da Redação

Hoje dá para ficar somente na Itália, vendo ou revendo "Blow Up - Depois Daquele Beijo" (Futura, 16h50 e 1h30), de Antonioni, e "Caro Diário'" (Telecine, 1h10), de Nanni Moretti.
Pode-se, também, dar uma esticada à Alemanha dos anos 20, à visão aterradora do futuro criada por Fritz Lang em "Metrópolis'" (Telecine 5, 14h10).
No passado, a esquerda criticou muito o aperto de mãos final entre o capital e o trabalho. Quer dizer, na Alemanha dos anos 20, a coisa estava tão feia que não era descabido propor uma parceria entre forças naturalmente conflitantes.
"Metrópolis", como se vê, pelo que mostra de terrível e pelos desdobramentos da crise econômica, é um filme bem mais atual do que se gostaria que fosse. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.