São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
"Heart of Love", novo projeto de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, começa a fazer furor na Internet
Pais de "Blair" buscam "coração do amor"

da Reportagem Local

Em julho de 1999, um mês antes do filme ultra-independente "A Bruxa de Blair" pular de 27 para 2.538 salas de cinema apenas nos Estados Unidos, o prestigioso jornal "The New York Times" perguntava: "Qual será a próxima brilhante idéia dessa talentosa dupla de novos diretores?".
Pois aqui está: "The Heart of Love", uma comédia, deve ser o próximo filme de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez.
O roteiro? Ainda não se sabe, mas da mesma forma que a dupla fez com "A Bruxa de Blair", já há na rede um site dando pistas e tentando fazer um auê.
No caso da bruxa, o auê foi gigantesco. O site de "Blair" foi criado em agosto de 98, antes de o filme estar pronto.
Um ano depois, a homepage havia sido visitada 21 milhões de vezes (ela ainda funciona em www.blairwitch.com e há uma tradução para o português em www.bruxadeblair.com.br).
O novo site está no endereço www.holthemovie.com. Pelo que apresenta até agora, o filme tem grandes chances de ser um besteirol, nada a ver com bruxas ou estudantes desaparecidos.
Trata da procura do "heart of love" (algo como "o coração do amor"). ""Heart of Love" é algo que realmente não pode ser explicado. Cada pessoa vê de forma diferente, e seus significados podem ser totalmente contraditórios", "explica" o site.
Fala o diretor Daniel Myrick: ""Heart of Love" é uma nova dimensão na imaginação". Segundo ele, os mais importantes cientistas do mundo garantem que algumas pessoas podem entrar nessa "nova dimensão" apenas discutindo o "Heart of Love".
Logo na entrada do site, os diretores explicam como essa instigante busca começou: "No fim da turnê européia de entrevistas para "A Bruxa de Blair", em outubro de 99, Dan Myrick e Ed Sanchez estavam num mosteiro antigo quando o evento que iria mudar suas vidas aconteceu. Dan e Ed foram visitados à noite por um mensageiro. Que disse: ""Heart of Love" é o que vocês estão procurando".
O site, ainda com várias páginas não-finalizadas, parte então para detalhes da busca pelo "Heart of Love" e também da produção do filme.
Na página dedicada ao merchandising da fita, há um aviso que mais parece um pedido publicitário: "Cuidado! Alguns merchandisings podem provocar coceira, queimaduras, verrugas, espinhas, perfurações e uma leve dor de cabeça. Aspirinas deveriam cuidar dessa dor de cabeça".
Em breve, câmeras digitais estarão instaladas na produtora da dupla e exibirão imagens ao vivo do trabalho de produção do filme. São duas as câmeras: uma na sala de roteiro e outra, bem mais importante, na sala de pebolim (totó, para os cariocas).
A história do "Heart of Love" adquire ares de seita no link www.lovians.com.br. Os "lovians" são um grupo que busca o "Heart of Love" e têm como ídolo um indiano morto há 500 anos.
Há salas de bate-papo, onde "lovians" alertam para organizações que querem destruí-los, e uma campanha para que o governo norte-americano reconheça o Dia da Glória como feriado.
O Dia da Glória é o dia em que o tal indiano teve a revelação total do "Heart of Love". Mas ninguém sabe dizer qual foi o dia exato.
Dessa forma, os "lovians" -você também pode ser um, basta informar o seu endereço eletrônico- estão estudando uma data e pedindo ajuda a seus membros: "Escreva para seu congressista pedindo um feriado para o Dia da Glória. Diga que ainda não temos a data definida, mas que vamos deixá-lo bem longe dos outros feriados. Vamos fugir do congestionamento do final do ano, deixe isso claro ao seu congressista. Talvez em agosto".
Que filme pode sair desse besteirol todo cabe a cada um imaginar. Mas uma coisa é certa: ninguém deu bola quando os desconhecidos Daniel Myrick e Eduardo Sanchez aparecem com um filme de US$ 22 mil debaixo do braço. Mas, ao ser levado comercialmente a sério, "A Bruxa de Blair" faturou 140 milhões nos EUA.
A dupla deve dirigir, no ano que vem, a terceira parte de "A Bruxa de Blair". A segunda, que já começou a ser rodada, está nas mãos do diretor de documentários policiais Joe Berlinger. (IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Fernando Gabeira: Despachando o espírito de Celso Pitta
Próximo Texto: Portal traz 2.206 sites de cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.