São Paulo, terça-feira, 20 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

The Flash
SBT, 14h45.

(The Flash). EUA, 1990. Direção: Robert Iscove. Com John Wesley Shipp, Amanda Pays, Alex Desert. Piloto de série realizada entre 1990 e 1991, tendo como centro um policial que, vitimado por acidente de laboratório, adquire superpoderes, isto é, torna-se absolutamente veloz. De agora em diante, as gangues terão que se apressar, pois atrás delas vem The Flash.

Os Goonies
Globo, 15h35.

(The Goonies). EUA, 1985, 115 min. Direção: Richard Donner. Com Sean Astin, Josh Brolin. Com os prédios de seu bairro às vésperas da demolição, grupo de garotos descobre um mapa do tesouro e, com ele, a hipótese de preservar suas casas. À moda de Donner: não se completa.

Era uma Vez na China e na América
Bandeirantes, 22h.

(Wong Fei-hung chi Saiwik Hung Si). Hong Kong, 1997, 99 min. Direção: Sammo Hung Kam-Bo. Com Jet Li, Rosamund Kwan. Sexto exemplar da série "Era uma Vez na China", concebida por Tsui Hark, aqui produtor e roteirista. Desta vez o herói Jet Li dá com os costados nos EUA, do que resulta uma estranha, porém instigante, mistura de faroeste, kung fu e humor. Mas há gravidade no riso: um dos assuntos abordados são as terríveis discriminações sofridas pelos chineses nos EUA do século 19.

A Incrível Jornada 2: Perdidos em San Francisco
SBT, 22h15.

(Homeward Bound 2: Lost in San Francisco). EUA, 1996, 89 min. Direção: David R. Ellis. Com Robert Hays, Kim Greist, Veronica Lauren. Dois cães e um gato, devidamente despachados por seus patrões para o Canadá, escapam ainda no aeroporto, antes da viagem. Daí, estarão perdidos em San Francisco. Chance para reavaliar o valor da família, do amor, da fraternidade. Enfim...

Intercine
Globo, 1h45.

As opções propostas pela emissora para terça são: "Chinatown" (1974, de Roman Polanski, com Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston) e "A Volta do Padrasto" (1989, de Jeff Burr, com Terry O'Quinn, Meg Foster).

Dois Lutadores do Barulho
Globo, 4h05.

(Ninja Busters). EUA, 1984. Direção: Paul Kyriazi. Com Eric Lee, Sid Campbell. Dois amigos descobrem as atividades ilegais do patrão e levam a devida surra. Em vista disso, procuram um mestre de artes marciais para ajudá-los a combater os criminosos.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

"Asas" batizou o prêmio Oscar

Para ter uma idéia do prestígio de "Asas" (Telecine Classic, 22h) a seu tempo, basta dizer que esse foi o primeiro vencedor do Oscar de melhor filme (em 28/29). Não ganhou o de melhor direção, até porque William Wellman era rebelde demais para isso.
O fato é que, visto hoje, o filme se divide em duas partes: as sequências aéreas, que continuam geniais, e as sequências terrestres, que envelheceram um bocado.
O filme se passa na guerra (a Primeira) e em terra dois aviadores batem asas rumo à mesma garota. Um tema desses na mão de Howard Hawks rende um universo. Na do áspero Wellman, bem menos. Mas quem tiver paciência para ver um filme mudo como filme e não como aberração se espantará com as cenas aéreas. (INÁCIO ARAUJO)

CINEMA

Eurochannel dá sequência ao ciclo de Marco Ferreri
"Ciao Maschino" (às 21h30) é a produção que o canal exibe hoje, durante o mês dedicado ao cineasta italiano Marco Ferreri. O longa-metragem conta com Gérard Depardieu e Marcelo Mastroianni e recebeu o Prêmio Especial do Júri, no Festival de Cannes de 1978.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! A Argentina caiu do Cavallo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.