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FILMES
TV ABERTA
Air America - Loucos pelo Perigo
Record, 15h15.
(Air America). EUA, 1990, 112 min.
Direção: Roger Spottiswoode. Com Mel
Gibson. Filme sobre dois pilotos que
trabalham para companhia que
transporta heroína no Sudeste Asiático e,
de passagem, financia uma ofensiva dos
EUA, durante a Guerra do Vietnã.
Meu Primeiro Amor
Globo, 15h40.
(My Girl). EUA, 1991, 98 min. Direção:
Howard Zieff. Com Macaulay Culkin.
Enquanto o pai viúvo se apaixona por
outra mulher, sua filha se atira nos
braços de Culkin.
A Casa de Vidro
Globo, 22h15.
(The Glass House). EUA, 2001, 106 min.
Direção: Daniel Sackheim. Com Leelee
Sobieski. Após perderem os pais, dois
adolescentes são adotados por
bondosos vizinhos. O tempo mostrará
que estes não são tão bondosos.
Os Irmãos Id & Ota
SBT, 22h30.
(Meet the Deedles). EUA, 1999, 92 min.
Direção: Steve Boyum. Com Paul Steve
Wormer. Como castigo, pai decide enviar
os filhos para férias educacionais. Eles
acabam caindo num parque florestal,
onde instauram a anarquia.
Intercine
Globo, 2h15.
Abre a semana o filme brasileiro
escolhido pelos espectadores entre
"Sonho de Valsa" (1987, de Ana Carolina,
com Daniel Dantas) e "Tati, a Garota"
(1973, de Bruno Barreto, com Dina Sfat).
Para votar no primeiro filme, liga-se para
0800.70.9011; o número para votar no
segundo filme é 0800.70.9012 (o que
vale de segunda a sexta).
Criaturas 3
SBT, 3h15.
(Critters 3). EUA, 1990, 84 min. Direção:
Kristine Peterson. Com Aimee Brooks.
Pela terceira vez, as criaturas do espaço
vêm perturbar os terráqueos.
Fugindo do Passado
Globo, 3h55.
(Twilight). EUA, 1998, 94 min. Direção:
Robert Benton. Com Paul Newman.
Newman interpreta detetive que, em
contato com velho astro do cinema,
descobre as sujeiras de Hollywood.
A Droga Maldita
SBT, 4h30.
(Angel Dusted). EUA,1981, 98 min.
Direção: Dick Lowry. Com Jean
Stapleton. PCP é o nome de uma droga
nova, forte, perigosa, que destrói vidas.
Salvar um jovem viciado será a questão
do filme.
(IA)
TV PAGA
Onde está o cinema popular
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Às vezes é por mero preconceito que as pessoas reclamam da presença dos ricos na atividade cinematográfica. E por que um Walter Salles seria um intruso
nessa seara? Qual é o máximo que se deve ganhar por
mês para poder fazer um filme? Só os herdeiros devem
ser classificados ou também
os "self made men"?
Na verdade, o cinema implica, permanentemente,
luta política: existe dinheiro
para, digamos, 20 filmes;
existirão sempre 200 candidatos. Daí vem o problema.
Mas é preciso atentar ao
seguinte: desde que surgiu o
sistema do patrocínio desapareceram os cineastas populares. Cadê Mojica? E
Candeias? Cinema não vive
sem cinema popular, nem
da recordação exclusiva do
passado, hoje representado
por Mazzaropi e seu "O Puritano da Rua Augusta"
(Canal Brasil, 22h35).
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