São Paulo, sexta, 20 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura francesa quer retomar relações

do enviado a Paris

A ministra da Cultura da França e porta-voz do governo, Catherine Trautmann, que condecorou ontem 12 personalidades ligadas à literatura brasileira, acha que as relações culturais entre os dois países, enfraquecidas nos últimos anos, precisam ser reforçadas.
Leia entrevista concedida à Folha após a cerimônia de entrega da Ordem de Artes e Letras. (LAR)

Folha - A França teve grande influência cultural e intelectual no Brasil até a Segunda Guerra Mundial. O que aconteceu?
Catherine Trautmann -
O problema hoje é nosso. Há interesse dos brasileiros. Uma tese de brasileiros é defendida por semana na França, em média. As pessoas estão percebendo que a França não está tão interessada no Brasil quanto antes. É indispensável restabelecer ligações fortes.
Folha - O que seu governo pode fazer para reforçar essa relação?
Trautmann -
Decidimos trabalhar em conjunto com o Ministério da Cultura do Brasil sobre alguns pontos, principalmente administrativos e de política cultural. Vamos continuar a fazer exposições no Brasil. Estamos encorajando a cooperação técnica-científica e, no cinema, tentamos aumentar a entrada e exibição de filmes brasileiros na França.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.