São Paulo, sexta, 20 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Cantora revê hits no Olympia
Gal assume 30 anos de maturidade

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

Otimista e madura, Gal Costa apresenta, de hoje a domingo, o show "Acústico", que tem arrebanhado enormes públicos em apresentações que vão de Salvador a Buenos Aires, na Argentina.
Vários sucessos da cantora, como "Vaca Profana" e "Só Louco" estão no show, que também revisita o tropicalismo, movimento em que Gal esteve diretamente envolvida com Gilberto Gil e Caetano Veloso.
"Só que mais madura", explica Gal. "O que canto hoje é bem diferente de como o fazia há 30 anos. Estou mais equilibrada, sem excessos. Meu controle e respiração estão melhores. Estes acústicos comemoram 30 anos de uma carreira em amadurecimento".
A cantora vê com bons olhos a geração atual da MPB. "Chico César, Zeca Baleiro, Lenine e outros são prova de que o brasileiro é criativo, iluminado".
"Eu e minha geração produzimos coisas de alto nível nesses anos, mesmo no marasmo do final dos anos 80. Não nego que a criatividade encontrou resposta na repressão do governo militar, mas nós ainda criamos num momento político bem diferente daquele".
Gal Costa acredita que o Brasil é um país melhor. "Muitos problemas a serem resolvidos, mas estamos no caminho".
A cantora, que já havia gravado na MTV um acústico, vê com outros olhos a "avalanche de acústicos", que atrai músicos dos mais variados gêneros". "Os anos 80 tiveram o som eletrônico. Os 90, as cordas do acústico. É a tendência atual. Os ruins mostrarão a mediocridade de qualquer jeito", diz.
O show de hoje no Olympia difere do apresentado no Tom Brasil, onde havia um arranjo maior. O músico Wagner Tiso reestruturou o show em arranjos para nove cordas. O repertório, contudo, será o mesmo.
"O sucesso garante a qualidade que meu show oferece ao público. Todos gostam de ouvir músicas antigas, principalmente aquelas que tiveram papel importante na história da MPB".
A cantora só faz uma ressalva. "O Brasil carece de casas de espetáculos e isto é péssimo. A sorte é que o talento brasileiro consegue "criar ambiente' para que o público assista a um ótimo show".

Show: Acústico - Gal Costa Quando: de hoje a sábado, às 22h30, domingo, às 20h30 Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, tel. 252-6255) Quanto: de R$ 20 a R$ 50



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.