São Paulo, sexta, 20 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selo levou o som inglês à garagem

da Redação

A mais importante dos selos independentes britânicos, a Creation Records foi fundada pelo escocês Alan McGee em 1983.
Ex-punk, fã devoto de Sex Pistols, Clash e Magazine, McGee impôs à Creation a missão de levar o pós-punk inglês e a new wave para uma via de rock de garagem, estilo que atravessaria o Atlântico e iria bater nos EUA, no final dos anos 80, influenciando bandas emergentes de Seattle.
Ao assinar com bandas como Jesus & Mary Chain e My Bloody Valentine, McGee estaria dando início à era de distorção das guitarras, que tem eco até hoje em boa parte das bandas do britpop.
Mas foi um ex-baterista dos Mary Chain, Bobby Gillespie, que fez a Creation decolar. Ele, que fundou o Primal Scream em 1985, concebeu no começo dos 90 o álbum "Screamadelica", obra-prima pop que botou as guitarras para fazerem barulho de mãos dadas com a dance eletrônica.
Nas fileiras da Creation ainda constam nomes importantes como Ride, House of Love e Felt, sem falar no Biff Bang Pow!, banda do próprio McGee. Ah, e o Oasis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.