São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2000


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A MÚSICA

Trilha costura obra

EDUARDO GUDIN
especial para a Folha

Escrever apenas sobre a parte musical de um filme dedicado à vida de Villa-Lobos pareceu-me tarefa simples e objetiva.
Bastaria ficar atento a detalhes técnicos na execução de suas obras, pois a paixão pela música do Villa é uma das minhas referências de vida.
A não ser por algum desastre do mau gosto, essa trilha estaria por si só garantida. Mas a música desse filme de Zelito Viana é muito mais que isso.
Tudo (roteiro, fotografia, atuações etc), mais a música, formam uma estrutura só, homogênea e inquebrantável.
Sem a música, as cenas não fazem sentido. A música "costura sempre".
Às vezes ela é trilha, em outras é ator principal. E esse alucinante revezamento emociona. Simplesmente emociona. Inclusive músicos e maestros, o que normalmente não acontece quando se trata de filmes biográficos sobre compositores consagrados pelo tempo.
E tudo num clima de descontração e bom humor, o que contrasta saudavelmente com a densidade e às vezes profunda e mágica melancolia da obra de Villa-Lobos.
Mesmo as regências, que talvez pudessem ser mais verossímeis (falo aqui como músico chato), ficam corretas devido a essa descontração.
O som é de muito boa qualidade e não poderia ser de outra forma. O excelente maestro Sílvio Barbato é responsável pela gravação e regência das 107 entradas musicais e também autor da trilha incidental executadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira e Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Podemos pensar que estamos diante de um filme com sua ótima e emocionante trilha ou de um grande musical com os mesmos adjetivos.


Eduardo Gudin é compositor, violonista e arranjador

Avaliação:     


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