São Paulo, segunda, 20 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação lança livro

free-lance para a Folha Campinas

A Associação Internacional de Estudos de Langsdorff (AIEL) deve lançar o terceiro volume dos diários do alemão durante a Bienal Internacional do Livro, que acontece entre 29 de abril e 10 de maio, em São Paulo.
Em 1997, foram publicados os dois primeiros volumes dos diários feitos por Langsdorff durante a expedição. Insano ou inventivo, obcecado ou curioso, Langsdorff (1774-1852) desperta interesse, inveja e admiração entre os que conhecem sua história.
Médico, diplomata, botânico, zoólogo e fazendeiro, o pesquisador percorreu 17 mil quilômetros, desbravando matas e rios pelo interior do Brasil no século 19, envolvendo alguns dos melhores pintores e cientistas da época em uma expedição patrocinada pelo czar russo Aleksander 1º.
Depois do fim precoce da expedição, Langsdorff, doente, retornou à Alemanha, onde morreu, em 1852. Ele continuou gerando lendas sobre os destinos da expedição e sobre sua própria personalidade.
Há 30 anos o pesquisador russo Boris Komissarov se dedica a tudo o que se refere a Langsdorff e à expedição. Ele ajudou a fundar a AIEL em 1990. A entidade tem sede na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desde 1995.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.