São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França quer palma para Von Trier

DO ENVIADO A CANNES

Não há um favorito isolado para arrebatar amanhã a Palma de Ouro deste 53º festival. Dois potenciais vencedores, "Dancer in the Dark" (Dançarino no Escuro), de Lars von Trier, e "Canções do Segundo Andar", de Roy Andersson, não confirmaram toda expectativa que traziam.
O filme de Andersson ainda me parece mais original, mas Von Trier conta com o apoio francês. "Dancer" foi ovacionado na sessão oficial e tratado como obra-prima pela quase unanimidade da crítica francesa. Os críticos internacionais torceram-lhe o nariz e até sua protagonista, Böjrk, teria ficado decepcionada com o resultado, segundo boatos.
Von Trier conta ainda com o apadrinhamento do "délégue général" Gilles Jacob, que o cacifa desde os primeiros filmes.
Na falta de unanimidade, "Dancer" posiciona-se com "Canções" para um dos prêmios principais (Palma de Ouro, Grande Prêmio, Prêmio de Cannes 2000) na companhia provável de algum dos destaques da fortíssima representação asiática deste ano: o violento épico chinês "Guizi Lai Le" (Demônios à Porta), de Jiang Wen, o melodrama familiar formosino "Yi Yi" (Um e Dois e...), de Edward Yang, e o drama histórico gay "Gohatto" (Tabu), de Nagisa Oshima.
É difícil arriscar palpites num júri presidido por Luc Besson e tão heterodoxo quanto o deste ano. Há algum consenso em torno do prêmio de atriz para a sueca Lena Endre por "Trlosa" (Infiel), de Liv Ullman, e de ator para Sergi Lopez de "Henri, Un Ami Qui Vous Veut du Bien" (Henri, um Amigo Que Te Quer Bem), de Dominik Moll. O cinema brasileiro tem chances reais de premiação na disputa de curtas com "Três Minutos". Já "Estorvo" pode sonhar, no máximo, com prêmios secundários como o Grand Prix Technique, em reconhecimento da bela direção de fotografia de Marcelo Durst. (AL)


Texto Anterior: Cannes: Andersson, Gray e Kar-wai encerram competição
Próximo Texto: Mondo Cannes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.