São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Brasileiros ganham especial

DA REPORTAGEM LOCAL

A revista alemã de dança "Ballet International/Tanz Aktuell", uma das mais importantes da área, publicou em abril uma edição especial do Brasil. Ela pertence à mesma editora que lançou o livro "Tanztheater Today".
Foram 20 páginas dedicadas a grande parte das companhias de dança brasileira, por ocasião dos 500 anos da história do país. Segundo o editor, Arnd Wesemann, "500 anos de clichês não são facilmente quebrados".
Não apenas companhias prestigiadas, como o Grupo Corpo e a Cia. Deborah Colker, foram analisadas. Também o trabalho experimental do mineiro Marcelo Gabriel ganhou destaque.
Mesmo assim, coube ao alemão Dieter Jaenicke apontar as feridas da dança brasileira. "Conexões são, em geral, mais importantes do que qualificação, e continuidade restringe-se a questões de gabinete", escreveu o diretor do Festival de Teatro de Hamburgo, um dos mais respeitados da Europa. As adolescentes Jessica e Luanda, que estudam na Escola de Balé do Estado de Berlim, com bolsa do cineasta Walter Salles, também participam da edição. (FCy)

Texto Anterior: Pina Bausch quer criar espetáculo sobre o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.