São Paulo, sábado, 20 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pina Bausch quer criar espetáculo sobre o Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

1980, 1990, 2000. A cada dez anos, Pina Bausch apresenta-se em São Paulo. Mas agora essa sina pode acabar. Ao vir para o Brasil, em dezembro, a coreógrafa pretende criar um espetáculo sobre o país. Por isso, retorna para cá em 2001 e apresenta a nova peça.
Seus vínculos com o país são muito fortes. Além das bailarinas brasileiras no elenco, Ruth Amarante e Regina Advento, Bausch é amiga de Caetano Veloso, que participou das comemorações dos 25 anos do Tanztheater Wuppertal, em 1998, e de Bia Lessa.
A peça que a companhia apresenta, de 14/12 a 17/12, é "Mazurca Fogo", sobre Lisboa. Na trilha, Bausch utiliza, como em várias de suas criações, canções brasileiras. Nesta peça, usa Baden Powell, Marcos Suzano e Radamés Gnattali.
Há muito tempo, cidades são temas de suas peças. A primeira foi sobre Roma, em 1986. Desde então, Hong Kong, Palermo e Madri estão no repertório.
Para elaborar os espetáculos, ela passa três semanas em cada local, onde pesquisa, junto a seus 29 bailarinos, sobre a realidade de cada lugar. No Brasil, a coreógrafa pretende também visitar o Pantanal e Salvador.
Há duas semanas, Bausch estreou sua nova coreografia sobre Budapeste. Se o desejo da coreógrafa de fato se concretizar, o Brasil vai poder ter uma imagem no exterior que foge do estereótipo "samba, mulher e futebol".
(FCy)



Texto Anterior: Exposição: SP vê "tempero" da dança-teatro alemã
Próximo Texto: Brasileiros ganham especial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.