São Paulo, Quinta-feira, 20 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
Um cineasta desconhecido

da Redação

Frank Borzage é, possivelmente, o menos visto dos cineastas que desbravaram Hollywood (começou a filmar em 1916). Isso aumenta a importância da exibição de "O Paraíso de um Homem" (Cinemax, 23h30).
A história diz respeito a uma garota que acredita achar amor e proteção sob as asas de um marginal, durante a Depressão que se segue ao crash da Bolsa. Mas o homem tem outra paixão.
Em Borzage, costuma-se chamar a atenção para o primado do amor absoluto, "o amor louco", característica que faz dele um dos preferidos dos críticos influenciados pelo surrealismo. No mais, "O Paraíso de um Homem" é considerado um de seus filmes maiores.
Por hoje, há ainda "Horas Amargas" (Bravo, 22h), um John Ford bem raro. (IA)

FILMES INÁCIO ARAUJO
PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA
Bandeirantes, 13h. (The Prime of Miss

Brodie). Inglaterra, 1969, 115 min. Direção: Ronald Neame. Com Maggie Smith, Robert Stephens. Na Escócia, anos 30, a professora miss Brodie ensina suas alunas de maneira mais persuasiva e eficaz do que gostaria a direção a escola. Haverá polêmica (e até não sem fundamento). Filme eficaz, com destaque para a interpretação de Smith. Avaliação:




DESTINO
SBT, 14h.
(Destiny). EUA, 1997, 87 min. Di

reção: Robert Tabert. Com Lucy Lawless. Piloto da série "Xena", em que a heroína, ferida numa luta e inconsciente, volta no tempo, quando não era guerreira. Avaliação:


CROCODILO DUNDEE 2
Globo, 15h20.
(Crocodile Dundee 2).

EUA/Austrália, 1988, 110 min. Direção: John Cornell. Com Paul Hogan, Linda Kozlowski. Vivendo em Nova York, Crocodile Dundee entra na rotina local: sai perseguindo traficantes colombianos. Avaliação:

OS SUSPEITOS
Record, 21h45.
(The Usual Suspects). EUA,

1995, 105 min. Direção: Bryan Singer. Com Kevin Spacey, Gabriel Byrne, Chazz Palminteri. A pergunta é velha: quem é o culpado? Somos convidados a descobrir, num grupo de suspeitos, quem seria o cérebro que detona operações criminosas e que a polícia tenta decifrar. O filme ganhou os Oscar de melhor roteiro e ator coadjuvante (Spacey) de 1995 e é bem superior à média da produção atual. Avaliação:


OS TRÊS DESEJOS
Bandeirantes, 22h20.
(Three Wishes).

EUA, 1995, 114 min. Direção: Martha Coolidge. Com Patrick Swayze, Mary Elizabeth Mastrantonio. Viúva (Mastrantonio) da Guerra da Coréia trata de criar seus filhos o melhor possível. Quando atropela um estranho (Swayze) e, em seguida, o abriga, descobre que ele pode fazer muito por ela e sua família. Avaliação:


COP-OUT
CNT/Gazeta, 23h30.
(Cop Out).

EUA,1989, 90 min. Direção: Lawrence L. Simione. Com David Buff, Kathryn Luster e Dan Ranger. Detetive é acusado de matar o filho do prefeito. Vai preso e causa indignação da cidade, que acredita ter uma polícia corrupta. O irmão do policial tenta descobrir o verdadeiro assassino, mas não tem moleza. Os policiais da cidade não só dão a impressão de serem corruptos, como o são realmente, em escala industrial, e estão dispostos a manter intacta a estrutura de impunidade que montaram. Avaliação:


INTERCINE 1
Globo, 1h.
"Jogo Arriscado" (1992, de Mel

Damski, com Powers Boothe, Cindy Pickett) ou "Um Homem Fora de Série" (1984, de Barry Levinson, com Robert Redford, Robert Duvall, Glenn Close, Kim Basinger).

O CLUBE DO PRAZER
Bandeirantes, 2h25.
(Bare Exposure).

EUA, 1994, 85 min. Direção: Ralph Portillo. Com Ashie Rhey, Andrea Suzzane. A fim de pagar dívida de jogo, jovem convoca a bela prima. Esta convoca suas belas amigas. E todas tratam de transformar um velho clube num sucesso. Avaliação:


INTERCINE 2
Globo, 3h30.
"A Noite das Brincadeiras Mortais" (1986, de Fred Walton, com Deborah Foreman, Griffin O'Neal) ou "Uma História Americana" (1990, de Richard Pearce, com Sissy Spacek, Whoopi Goldberg).

Texto Anterior: Quiroga - Astrologia
Próximo Texto: Outro canal: Globo "mata" João do Pulo e demite jornalista
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.