São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Fernanda Oliveira estrela montagem de "Romeu e Julieta"

Carioca de 20 anos rouba a cena em grupo inglês de balé clássico

BEATRIZ PERES
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LONDRES

Uma carioca de 20 anos rouba a cena da nova temporada do English National Ballet, uma das mais importantes companhias de balé clássico do Reino Unido. Fernanda Oliveira é a estrela da apresentação de hoje de "Romeu e Julieta", no Royal Albert Hall.
A estréia da brasileira no papel principal chamou a atenção da crítica e ganhou espaço na imprensa britânica. "Não aguento mais esperar", disse Fernanda à Folha, pelo celular, entre uma aula e outra. "A temporada já começou, mas a minha estréia parece que não chega nunca."
Durante este ano, Fernanda se reveza no papel de Julieta com algumas bailarinas da companhia, como Daria Klimentova, Erina Takahashi e Monica Perego.
Em 99, Fernanda deixou o Rio para estudar na Royal Ballet School. Há nove meses assinou um contrato com o English National Ballet e hoje é uma das mais novas integrantes da companhia.
Segundo ela, a estréia num papel importante foi assustadora. "A bailarina torceu o pé 15 minutos antes do espetáculo, e eu tive de entrar para fazer Odete no "Lago dos Cisnes'", conta. "Mas achei melhor assim para que eu não sofresse muito com a espera."
Além do "Lago dos Cisnes", a brasileira já dançou "O Quebra-Nozes" e "Gisele" com o grupo inglês. Por enquanto, voltar a dançar no Brasil não está nos planos de Fernanda, que já teve seu contrato renovado por mais um ano.
Esta montagem, assinada pelo diretor artístico do grupo, estreou em 98. Após as apresentações em Londres, a companhia viaja para uma turnê na Austrália, em julho.


Texto Anterior: Artes plásticas: José Bento quer "domar madeira" em mostra
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Filme mostra as mulheres sem mistério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.