São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Rebeldes da Academia
SBT, 14h.

(Up the Academy). EUA, 1980, 87 min. Direção: Robert Downey. Com Wendell Brown, Tom Cietera, Ralph Macchio. Adolescente rebelde junta-se a outros adolescentes rebeldes de colégio linha dura. Quem segura um bando de adolescentes rebeldes de comédia?

Top Secret - Superconfidencial
Globo, 15h25.

(Top Secret). EUA, 1984, 90 min. Direção: Jim Abrahams. Com Val Kilmer, Lucy Gutteridge, Peter Cushing. Cantor norte-americano envolve-se na luta da Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra. Sátira dos filmes de "esforço de guerra" que retoma o tom de "Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!", que, vamos ser francos, já deu o que tinha que dar.

Ação Terrorista
Bandeirantes, 22h.

(The Silencer). Canadá, 1999, 92 min. Direção: Robert Lee. Com Michael Dudikoff, Brennan Elliott. Agente do FBI infiltra-se em grupo terrorista. Em vez de descobrir muitos segredos, que era sua missão, torna-se amigo sincero de um colega de organização. Com isso, o plano do FBI começa a fazer água (como o filme, de resto).

Sem Limites
Record, 22h15.

(The Last Time I Committed Suicide). EUA, 1997, 95 min. Direção: Stephen Kay. Com Keanu Reeves, Thomas Jane. Jovem que põe o pé na estrada passa pelas provas iniciáticas da vida adulta, entre elas o encontro com uma jovem que tenta matar-se. Inédito.

O Grande Caruso
Bandeirantes,1h30.

(The Great Caruso). EUA, 1951, 113 min. Direção: Richard Thorpe. Com Mario Lanza, Ann Blyth. Biografia do tenor Enrico Caruso (1873-1921), que, apesar da glória, passou lá por suas dificuldades. O caruso de Hollywood, Lanza, fica com o papel, claro. Musical molenga.

A Reunião dos Duques de Hazzard
SBT, 2h.

(The Dukes of Hazzard Reunion). EUA, 1997. Direção: Lewis Teague. Com Tom Wopat, John Schneider, Catherine Bach. Os irmãos Luke, Dayse e Bom voltam a Hazzard, onde viveram há muito tempo e onde agora o tio está sendo passado para trás por trambiqueira profissional.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Oshima cria samurais sem épica

É quase certo que a humanidade saia ganhando ao abandonar velhos preconceitos e estigmas, como o que por séculos se abateu sobre o homossexualismo.
Mas será preciso matar velhos mitos para fazê-lo? Quem sugere essa questão é o "Tabu" (Telecine Emotion, 20h) de Nagisa Oshima, cujos samurais estão longe de ignorar os encantos uns dos outros. É como se o filme nos dissesse que o maior dos machões pode ser um perfeito gay. Ok.
Mas figuras como o samurai ou o cowboy não têm existência física. Representam valores que talvez convenha não misturar a querelas de outra ordem.
Ou antes, o Telecine define bem a coisa: Oshima faz um filme de samurais, que não vai para o canal Action, vai para o Emotion. A épica já era. (INÁCIO ARAUJO)

DANÇA

Antonio Canales é tema de especial na TV Cultura e Arte
O documentário "Antonio Canales", que narra a trajetória artística de um dos maiores bailarinos de dança flamenca, é atração às 22h30 na TV Cultura e Arte. O filme traz entrevistas de Canales e trechos do famoso espetáculo "Torero", em que o bailarino espanhol explora a relação entre homem e animal na tourada.

OSCARS

Telecine estréia clássico com Ingrid Bergman
Vencedor de dois Oscars em 1957, o clássico "Anastácia - A Princesa Esquecida" estréia hoje, às 22h, no Telecine Classic. Protagonizado por Ingrid Bergman e dirigido por Anatole Litvak, o filme conta a história de uma mulher com amnésia que descobre ser filha do czar russo morto pelos revolucionários soviéticos.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Guenta coração! Vou morrer de morte súbita!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.