São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nós, segundo o 'inimigo'


Jornalista britânico lança livro sobre a relação do futebol com o modo de vida brasileiro


CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes mesmo do primeiro pontapé de Brasil x Inglaterra de amanhã, os súditos da rainha Elizabeth já saíram na frente.
O "gol" britânico não foi marcado no Japão. Armado em próprio território brasileiro, ele se chama "Futebol - The Brazilian Way of Life" e pode ser "assistido" nas prateleiras de lançamentos das livrarias inglesas.
Um dos dossiês mais originais e completos já feitos sobre a relação do Brasil com o esporte dos Ronaldinhos, o livro de 400 páginas foi "marcado" por um inglês de Oxford, há quatro anos vivendo no Rio de Janeiro.
Alex Bellos, 32, trabalhava como correspondente no Brasil do diário britânico "The Guardian" quando foi surpreendido por um telefonema da Bloomsbury. A casa editorial que descobriu o fenômeno Harry Potter queria que Bellos fizesse um livro sobre o futebol brasileiro.
O jornalista chegou a chutar para longe a proposta. Sem nunca ter trabalhado em coberturas esportivas, seu interesse, conta, era a cultura popular brasileira. Até que teve o "estalo".
"Esse é o esporte mais importante do mundo. O Brasil é o melhor nisso nos últimos 50 anos. Isso deveria influenciar profundamente a cultura do país", diz em um português afiado.
E Bellos "entrou de carrinho" na tarefa. Comprou dezenas de livros futebolísticos, a coleção dos últimos dez anos da revista "Placar" e começou uma série infindável de viagens pela "pátria das chuteiras".
"Completei em viagens dentro do território brasileiro o equivalente à circunferência do globo terrestre", registra o viajante, que passou por 11 Estados brasileiros.
Nesse pinga-pinga, que incluiu viagens até para as escandinavas Ilhas Faröe, onde foi acompanhar a vida de jogadores brasileiros de equipes como B68 e B71, entrevistou mais de mil pessoas. "Devo dizer que incluo aí as misses do "Peladão'", brinca Bellos, em referência ao campeonato de futebol que acontece na Amazônia desde 1973, envolvendo 522 equipes -e que é aberto com um desfile de igual número de "beldades".
Nas tantas e tantas expedições chegou a uma conclusão. "O futebol estrutura o modo de ser do brasileiro e o modo de ser brasileiro pode ser entendido bastante bem a partir do futebol."
Bellos encontrou o esporte tanto nas embalagens de camisinhas quanto nos caixões. Acima de tudo, encontrou muito futebol no bate-papo com qualquer um com quem cruzou pelo caminho.
"Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer, é conversar, e nunca falta uma história sobre futebol."
O jornalista logo mostra que aprendeu bem a arte conversa-fiada. Torcedor na Inglaterra do pequeno Queens Park Rangers e no Brasil de Fluminense e Corinthians, ele começou a Copa apostando suas fichas na Itália. Agora diz não ter mais dúvidas. "A Inglaterra vai definitivamente vencer o Brasil. Temos muito menos pontos fracos", conclui.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Livro: Chega ao Brasil o verdadeiro futebol para inglês ver
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.