São Paulo, segunda, 20 de julho de 1998

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Ellus traz de volta a modelo Milla Jovovich

da Redação

A Ellus abre hoje o MorumbiFashion Brasil e também confirma o hype de valorização da roupa: "Tiramos tudo o que pudesse desviar a atenção da roupa, que tem muitos detalhes. Diminuímos também o tamanho da sala. Não para restringir nem nada, mas percebemos que quem ficasse nas últimas filas não veria direito", explica Marcelo Sebá, responsável pelo marketing da marca. Uma das cartadas maiores da Ellus, porém, pouco tem de simples. Trata-se da milionária campanha da nova coleção, fotografada no final de maio na França, com a modelo e atriz Milla Jovovich, pelo fotógrafo inglês Tom Munro, radicado em Nova York. Jovovich é a estrela da última campanha da Ellus, da coleção outono-inverno. "É uma campanha globalizada", brinca Sebá, justificando a equipe que levou dez pessoas partindo de Nova York, Londres, Paris e São Paulo para fotografar a 80 km de Paris, contando ainda com o "plus" da viagem de volta de Munro para Nova York num vôo de Concorde. A campanha tem ainda o top hair-stylist Ward, o diretor de arte Paul Eustace e a editora de moda Robin Raskin Sollis (ambos da "Harper's Bazaar"), mais os modelos Charlie Speed e Cassio Reis, este, brasileiro radicado em Nova York. A Ellus não revela o custo de tudo isso. Sebá apenas suspira: "Foi caro...". Em entrevista por fax, o fotógrafo Tom Munro justifica o fato de a campanha ter sido feita no campo para garantir "o frescor, a liberdade e a positividade que estávamos procurando. Queríamos manter um elemento sexual, mas ao mesmo tempo trazer um forte realismo à campanha". Leia a seguir entrevista feita por fax com Milla Jovovich, que está em Paris nas filmagens de "Joana d'Arc", novo filme de seu namorado, o cineasta Luc Besson ("O Quinto Elemento", estrelado pela modelo). (EP)

Folha - Você chegou ao topo, em contratos como o da marca de cosméticos L'Oreal e campanhas como Versace e Chanel sem fazer parte do circuito tradicional das top models e dos desfiles do prêt-à-porter. Como conseguiu isso e como se sente agora? Milla Jovovich - Eu cheguei ao topo da indústria de moda? Não tenho tanta certeza. Claro que fui bem, mas eu trabalho desde os 11. Agora tenho 22, portanto, metade da minha vida. Acho que finalmente trabalho duro e perseverança estão mostrando resultado. Folha - Você parece tão bem num Versace quanto com calcinhas da Ellus. Como é seu estilo pessoal? Jovovich - Obrigada pelo elogio! Acho que meu estilo depende de minha atividade. Quando estou trabalhando num filme (o que estou fazendo agora) me visto bem, mas de modo casual, para os ensaios. Calças e suéteres de cashmere agora são meu look do momento. É por isso que gosto da Ellus. As roupas são clean e simples. Folha - Como foi o trabalho com Tom Munro na campanha da Ellus? Além de Terry Richardson, com quem você fez a campanha anterior da marca, e que é seu amigo pessoal, quem são seus fotógrafos favoritos? Como foi trabalhar com Richard Avedon, por exemplo? Jovovich - Tom Munro foi um doce. Nunca havia trabalhado com ele antes, por isso foi uma ótima primeira experiência. Seu temperamento é muito mais suave que o de Terry Richardson, por isso a campanha tem um tom mais sofisticado. Terry é meu amigo de muito tempo, sem falar que ele é um verdadeiro bastardo sujo -no melhor sentido da palavra. Por isso as fotos de Terry são "tããão" sexy. Tive sorte suficiente para trabalhar com mestres da fotografia de moda: Helmut Newton quando eu tinha 13 e Avedon de 11 até hoje. Paolo Roversi, Peter Lindbergh, Juergen Teller e Mario Sorrenti. Tudo o que eu posso dizer é que esses artistas tiveram um forte impacto sobre mim. Eles são tão determinados! Acho isso muito inspirador. Folha - Você sabia que seu rosto está em outdoors da Ellus em todo o Brasil, nas principais cidades? Qual é, em sua opinião, o poder das imagens de moda em diferentes realidades sociais? Jovovich - Viva o Brasil! Eu sei espanhol, mas eu não falo português. Fico muito empolgada por estar em contato com uma cultura tão acolhedora. Eu nunca havia conhecido nenhum brasileiro até este ano. Meu empresário Chris Brenner tinha uma modelo brasileira em nosso apartamento, a Renata Maciel. Ela tinha muitas amigas por perto e a afetividade e a doçura entre elas eram impressionantes. Depois conheci Shirley Mallman e fiquei convencida! Os brasileiros são pessoas muito acolhedoras. Acho que as garotas nos Estados Unidos poderiam aprender muito com as brasileiras.



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