UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRA FREQUÊNCIA

Lula inaugura rádio da África com pedido de desculpa

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva fez na semana passada seu primeiro discurso na programação que a Radiobrás está transmitindo diariamente a países da África, desde 1º de agosto. Na mensagem, o presidente saudou o povo africano e pediu desculpas por ter cancelado a visita já agendada ao continente.
A idéia era aproveitar a viagem de Lula -cancelada em razão da votação das reformas- para dar visibilidade à transmissão brasileira ao outro lado do oceano Atlântico, via ondas curtas (OC).
Mas os novos ouvintes africanos tiveram de se contentar com a gravação da saudação, repetida também por estações locais de Angola, Moçambique e São Tomé, nações de língua portuguesa.
A empresa de comunicação do governo passou a enviar quatro horas de uma programação que mistura conteúdo das rádios nacionais de Brasília e Manaus. Além de músicas brasileiras, vai ao ar, por exemplo, o "Giro Afro", um boletim com informações sobre países de língua portuguesa.
A Radiobrás está agora em fase de negociação com emissoras africanas para que sua transmissão seja reproduzida em AMs e FMs, a fim de ampliar a audiência.
Segundo Lia Rangel, chefe da divisão de notícias internacionais, a estatal também está elaborando um piloto (teste) de um programa especialmente produzido para a África. Assim, além das quatro horas diárias que reaproveitam o conteúdo das estações brasileiras da Radiobrás, haveria mais uma hora elaborada para os africanos.
Se esse projeto se consolidar, o governo estuda um esquema semelhante para a América Latina.
 
O serviço brasileiro da rádio BBC de Londres transmitirá na próxima semana um especial sobre a síndrome de Down. A série de reportagens, realizada no Brasil e na Inglaterra, mostrará que portadores da doença estão se incorporando à vida escolar regular e ao mercado de trabalho. Foram entrevistados pais de crianças que nasceram com a síndrome, entre eles, o ex-campeão de Fórmula 1 Damon Hill, o fotógrafo Sebastião Salgado e Dom João de Orleans e Bragança, descendente da família real brasileira. Dentre as rádios que têm convênio de transmissão com a BBC, estão a CBN, Eldorado e as emissoras da Radiobrás.
 
Os planos de faturar com os 450 anos de São Paulo já não estão restritos às AMs. FMs começam a organizar projetos em comemoração do aniversário da cidade para oferecer ao mercado publicitário. A Brasil 2000 (107,3 MHz em SP), por exemplo, fará contagem regressiva no ar e convidará artistas para falar da metrópole.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Congresso na praia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.