São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarto livro apresenta a cozinha da Tailândia

Próximo volume chega às bancas no domingo

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A exótica culinária tailandesa é o tema do quarto volume da coleção "Cozinha País a País", que chega às bancas no próximo domingo, dia 27. Composta por 20 livros de capa dura, a série foi publicada originalmente pelo jornal espanhol "El País" e contempla a culinária de países como Portugal e China.
Embora o Brasil tenha ganho alguns restaurantes dedicados aos sabores da Tailândia nos últimos anos, trata-se de uma cozinha ainda pouco conhecida por aqui. O país é o único do Sudeste Asiático que escapou à colonização, o que se reflete em sua cozinha, que mantém suas principais características.
A apresentação do livro é dedicada aos principais ingredientes da culinária tailandesa. Seus quatro pilares, comparados às pernas de uma mesa, são o arroz; as massas em fio; as frutas e os legumes; e as especiarias, molhos e ervas aromáticas. O arroz é o alimento mais importante -ao contrário do que ocorre no Brasil, onde é coadjuvante, na Tailândia ele conduz os sabores que compõem a refeição.
Um dado curioso é que cada tailandês consome cerca de meio quilo de arroz por dia, parte em forma de um macarrão fininho, semelhante à aletria. O grão consumido como tal é encontrado em duas variedades: glutinoso e jasmin. O primeiro lembra aquele usado nos sushis japoneses, enquanto o segundo é mais próximo do basmati indiano.
Depois da apresentação dos ingredientes típicos, há um capítulo intitulado "Antes de começar", com imagens de alguns deles, como embalagens de molhos de peixe, soja e ostra. Em seguida, ilustrações ajudam a identificar os utensílios mais empregados, como a panela wok, a vaporeira de bambu e o pilão, imprescindível no preparo de especiarias e ervas.
A parte dedicada às receitas é aberta com uma opção de pastas de curry verde e vermelho. De entrada, há preparações encontradas em restaurantes típicos aqui no Brasil, como a salada de papaia verde e os rolinhos primavera feitos com massa wonton. Abrindo o capítulo dos peixes, as tortinhas de camarão chamam a atenção pela mistura dos crustáceos com toucinho, exótica para o paladar brasileiro, mas comum na cozinha thai. Seguem-se a ela o espetinho de camarão, as lulas salteadas e o peixe à tailandesa. O camarão aparece novamente na receita de curry cremoso, condimentado com um ingrediente muito apreciado por lá, o tamarindo.
As carnes são aquelas mais usadas no Brasil. O frango pode ser salteado com cogumelos ou servido com curry vermelho, enquanto o porco aparece na wonton crocante (espécie de pastel de origem chinesa). Já a carne bovina é empregada num prato festivo e servida com espinafres preparados com óleo de gergelim e iogurte.
Entre as sobremesas, ressalta-se a ausência de chocolate, pouco difundido na Tailândia. As frutas são as protagonistas, como no caso das laranjas em calda, do pudim de coco e do abacaxi assado com manga.
Cada receita vem acompanhada de um quadro com informações como tempo de preparo. O livro acaba com um mapa do país e um glossário.


Texto Anterior: Raul Gil lançou na TV roqueiros da década de 80
Próximo Texto: Série invade bastidores da televisão americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.