São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

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Série invade bastidores da televisão americana

"Studio 60 on the Sunset Strip" tem no elenco Matthew Perry, de "Friends"

Novo seriado do mesmo criador de "The West Wing" causa briga por audiência e frisson na internet antes de estrear na rede NBC


LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Imagine a cena: em um programa de humor ao vivo na TV, o produtor do show invade o estúdio e atira contra o próprio pé. "O show de hoje não será bom. Mude de canal. Ou melhor, desligue a sua televisão", esbraveja o produtor. Assim começa, com um ataque às grandes emissoras americanas, "Studio 60 on the Sunset Strip", seriado que traz de volta Matthew Perry, astro de "Friends", e que já provoca barulho na mídia dos EUA, antes mesmo de estrear.
O pai de "Studio 60" é Aaron Sorkin, criador e produtor-executivo de "The West Wing", série que por sete temporadas contou histórias do cotidiano da Casa Branca, sempre sob a ótica de um presidente democrata bem mais à esquerda do que Bill Clinton.
Em seu novo rebento, Sorkin usa o show de humor como pano de fundo para mostrar os bastidores de uma grande rede, a fictícia NBS. E o tal produtor boquirroto, Wes Mendell, é o porta-voz do veneno de Sorkin contra a apatia e o acriticismo do sistema, com petardos como: "Nós todos estamos sendo lobotomizados pela mais influente indústria deste país" e "Pessoas disputam competições para ficar iguais a Donald Trump ["O Aprendiz']".
Obviamente, Mendell é demitido, e o desenrolar de sua saída leva à cena os verdadeiros protagonistas de "Studio 60".
Amanda Peet, dos filmes "Melinda e Melinda" e "Syriana", é a nova presidente da emissora, que tem a missão de limpar a imagem do show de humor. Para tanto, vai atrás de Matthew Perry, que interpreta um famoso roteirista, e de seu parceiro, Bradley Whitford (ex-"West Wing"), produtor com tendências cocainômanas, evidente alter ego do próprio Sorkin.
"Studio 60" só estreará na rede americana NBC em setembro, mas o piloto está disponível em uma cadeia de locadoras de DVDs dos EUA. Para os fãs tupiniquins, já caiu na internet, em programas de troca de arquivos como o Emule.
A première pode ainda estar longe, mas o seriado já movimenta a guerra pela audiência. A NBC reposicionou "Studio 60" em sua futura programação após as rivais ABC e CBS anunciarem que exibiriam os blockbusters "Grey's Anatomy" e "CSI" às 21h das quintas. Previsto inicialmente para esse horário, o programa foi deslocado para as segundas, às 22h.
E provocou frisson na internet no início do mês, quando o piloto foi parar no YouTube e lá ficou por poucas horas, até que fosse tirado do ar a pedido da NBC. Em julho, quando o primeiro episódio ainda nem estava finalizado, blogs e fóruns sobre TV traziam opiniões -positivas e negativas- sobre a série. Tudo com base em um clipe de seis minutos que circulava pela rede. As críticas ao piloto têm sido, em geral, benevolentes.
No Brasil, "Studio 60" deve ser exibido na TV paga, no canal Warner, mas ainda não há previsão de estréia.


Colaborou LUCAS NEVES, da Reportagem Local

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