São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Antes de surfar

Como formar leitores? Beatriz Sarlo lembra que, há 50 anos, essa dúvida já existia numa cultura transformada pelo audiovisual. E hoje diz respeito não só a leitores de livros e jornais como também de internet e e-books. A ensaísta argentina participa desse debate na próxima semana, na Jornada de Passo Fundo (RS). Antes de surfar na web, diz, é preciso "estar muito bem alfabetizado". Parece óbvio, mas é preciso lembrar que muitos não se tornam leitores, de livro ou de internet, porque não adquiriram "preparo e destreza". Para ter leitores, é preciso ter escolas, acrescenta Sarlo.

//ENSAIO SOBRE IMAGENS
Uma das poucas e eloquentes vozes contra o kirchnerismo, Beatriz Sarlo tem feito barulho com seu "La Audacia y el Cálculo", lançado há poucos meses e na listas de mais vendidos na Argentina. Ainda não há previsão de lançamento da obra por aqui.
Depois de Passo Fundo, a ensaísta diz que acelera seu novo livro de ensaios, que tem como título provisório "Imágenes: Estética y Pedagogía", em que reflete sobre fotografias de Eva Perón, paisagens urbanas feitas por diversos fotógrafos e até a estátua de Maradona.

//DEPOIS DO CABELO, O DINHEIRO
O ato de cortar o cabelo, os vários cortes, o ofício de cabeleireiro: essa é a metáfora escolhida por Alan Pauls no livro que sai em fins de setembro pela Cosac Naify e que o traz ao Brasil em novembro num périplo por diversas cidades.
"História do Cabelo" é a segunda parte de sua trilogia sobre sociedade e política na Argentina da década de 1970. O primeiro foi "História do Pranto".
O ficcionista argentino que se consagrou com "O Passado", já adaptado para o cinema, diz que vai concluir nos próximos meses a terceira parte.
"História do Dinheiro" será, segundo ele, "uma novela pornô em que as cenas de sexo são substituídas por cenas de dinheiro".
Pauls explica que quer retratar uma época "de cultura econômica demencial, de inflação exorbitante, especulação, mesas de dinheiro clandestinas".

13%
é o crescimento do número de exemplares de livros vendidos no Brasil de 2009 para 2010, anunciaram na quarta-feira CBL, Snel e Fipe.

Pessoa no bolso O grupo português Babel lança ainda neste mês uma coleção de livros de bolso com quatro títulos de Fernando Pessoa: "O Marinheiro", "O Banqueiro Anarquista" , "A Essência do Comércio" e "Mensagem".

E seu cinema Em Portugal, pelo selo Ática, o Babel acaba de publicar "Argumentos para Filmes", com seis textos inéditos encontrados no baú do escritor Fernando Pessoa.

Jazz "But Beautiful", livro que Geoff Dyer escreveu sobre o jazz, sai no segundo semestre pela Companhia das Letras. A obra, premiada, é de 1991.

Philip Glass Um dos mais importantes compositores do século 20, Philip Glass começou a escrever suas memórias. Vai contar sua juventude, influências e começo da carreira. Ainda sem data, vai sair pela W.W. Norton & Company.


Texto Anterior: Ficção/Não ficção
Próximo Texto: Crítica poesia: Bom empenho de tradução revela obra densa de Ezra Pound
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.