São Paulo, quinta, 20 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Festival, que começa hoje e vai até o dia 30 de agosto na capital mineira, traz grupos de diversas nacionalidades
FIT toma ruas e palcos de Belo Horizonte

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte começa hoje buscando bater o seu recorde de público (leia programação dos primeiros dias no quadro abaixo).
Realizado a cada dois anos, desde 1994, o festival reuniu, em suas edições bienais e mais uma especial em 97, quase 300 mil pessoas. Para este ano, a previsão dos organizadores é atingir o público inédito de 150 mil espectadores.
Até 30 de agosto, serão feitas 88 apresentações, a maioria em locais públicos e espaços alternativos da capital mineira. As atrações internacionais vêm de países como França, Chile, Argentina, Cuba, Togo, China e Japão.
Dez dias antes do início do evento, alguns espetáculos de palco já estavam com os ingressos esgotados para todas as apresentações.
Na semana passada, já não era possível conseguir ingressos para "Máquina Hamlet", do grupo El Periférico de Objetos (Argentina), nem para "Divinas Palavras", do grupo Da-Rin, da Bahia.

Alternativas
Quem não garantiu seus ingressos para teatro pode ver, de graça, as apresentações em locais públicos dos grupos de rua, como os Plasticiens Volants (França). Eles fazem a abertura do festival na noite de hoje, com "Ezili".
Trata-se de um espetáculo que percorrerá ruas do centro de Belo Horizonte puxado por uma criatura inflável, meio pássaro, meio fêmea, e por outros personagens bizarros. "Ezili" será reapresentado na semana que vem.
Os Plasticiens Volants dão ainda asas à obra de Miguel de Cervantes em "Dom Quixote", que terá duas apresentações no final de semana.
No espetáculo, o protagonista enfrenta rivais voadores e obstáculos urbanos para salvar a amada Dulcinéia e depois entrar triunfalmente em Barcelona. Além de elementos infláveis, efeitos especiais colorem os céus nas apresentações do grupo.
Uma nova leitura de obras conhecidas também está presente no espetáculo "Outra Tempestade", do grupo cubano Teatro Buendía, que mistura elementos da mitologia afro-caribenha e peças de Shakespeare.
O vodu é o destaque do espetáculo "Aguto", que vem do Togo (África) e será apresentado em locais públicos, com atores togoleses encenando rituais que continuam sendo realizados em festas populares africanas.


O quê: Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte Quando: de hoje a 30 de agosto Quanto: R$ 10 (espetáculos de palco) Patrocinadores: Prefeitura de Belo Horizonte e Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.