São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Pássaros 2 - O Ataque Final
SBT, 14h.
(Birds 2: Land's End). EUA, 1994, 87 min. Direção: Alan Smithee. Com Brad Johnson, Chelsea Field, James Naughton, Jan Rubes, Tippi Hedren. Professor de biologia leva família em férias a uma ilha sossegada. Ou nem tanto. Logo os pássaros começam a apresentar sinais de revolta, como em "Os Pássaros", de Hitchcock. O prefeito local não dá importância ao fato, como em "Tubarão". Resultado: catástrofe. Em mais de um sentido. Claro que fazer uma sequência para "Os Pássaros" já é, em si, uma idéia meio cretina. A concorrência é impossível, e a decepção, previsível. Aqui, acrescente-se o fato de que o produtor andou mexendo na fita, e o diretor (ao que parece Rick Rosenthal) tirou seu nome, substituindo-o pelo tradicional Alan Smithee. De "Os Pássaros" resta a presença de Tippi Hedren, o que soa como suprema ironia. Passa da conta.

Free Willy
Globo, 15h15.
(Free Willy). EUA, 1993. Direção: Simon Vincer. Com Jason James Richter, Lori Petty. Michael Madsen, Jayne Atkinson. Com a amizade de um garoto solitário e uma baleia, "Free Willy" chama a atenção da criançada para a ecologia. Willy é uma orca presa no parque North West Adventure. Ali, ficou triste e feroz, principalmente com o dono do parque, que faz o diabo para ganhar dinheiro com o bicho. Jesse (Richter) é um menor abandonado que, adotado por um casal, acaba trabalhando no parque. Descobre na baleia o amor que nunca teve de um ser humano. Mas há um plano para matá-la. História singela, bem dirigida pelo australiano Simon Vincer.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Clouzot resiste a vaticínio de Truffaut


Nos anos 50, não há cineasta que tenha sido tão atacado quanto Henri-George Clouzot por François Truffaut.
O primeiro era o próprio emblema do cinema da "qualidade francesa". O segundo, um jovem crítico. Será que Truffaut realmente prejudicou a posteridade do diretor de "As Diabólicas" (Eurochannel, 22h)?
Revistos hoje, certos filmes de Clouzot, como "O Salário do Medo" ou mesmo "Le Corbeau", confirmam Truffaut: envelheceram muito mal.
Mas e "As Diabólicas", terrível suspense sobre mulher e amante que decidem eliminar um marido?
Em outros tempos, era um filme de gelar o sangue. É a ver ou rever. Se nada mais sobrar, restará ainda Simone Signoret, belíssima e magnífica. (IA)


AXÉ
Daniela Mercury lembra sua carreira no Multishow
A cantora Daniela Mercury é a convidada do "Ensaio Geral" de hoje, às 21h30, no Multishow. Conversando com a apresentadora Lorena Calábria, Daniela fala sobre suas influências, sobre o início da sua carreira e ainda sobre sua formação como dançarina.

TURISMO
Programa traz a música e a história de Nova Orleans
Berço do jazz e cidade natal de Louis Armstrong e Wynton Marsalis, Nova Orleans é o destaque de hoje do programa "Viajantes" (People + Arts, 18h). Além de locais ligados ao estilo musical que nasceu na cidade, a atração mostra parques e construções históricas.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Trocar de pele
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Brimo diz que petróleo tá baratinha!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.