São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TVs começam a alterar programação

DA REPORTAGEM LOCAL

A nova portaria do Ministério da Justiça já começa a causar algumas mudanças na televisão.
Desde ontem, a Globo está colocando uma bola na tela para mostrar a faixa etária da atração. O símbolo é exibido no início da transmissão e na volta dos intervalos. Quando a bola for verde, o programa é livre, amarela será usada para atrações não recomendadas para 12, 14 e 16 anos e vermelha, em programas proibidos para menores de 18 anos.
"Dentro da bola, haverá uma frase: "De acordo com a portaria 796 do Ministério da Justiça, este programa não é recomendado para menores de tantos anos", explicou Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.
A primeira consequência da nova lei ocorreu no domingo. O SBT amenizou os closes da "Banheira do Gugu", do "Domingo Legal", que vai ao ar a partir das 15h30. No quadro, homens de sunga e mulheres de biquíni brigam na banheira para ver quem pega mais sabonetes. A determinação de diminuir os closes foi dada pela direção do programa para evitar problemas com a nova lei.
Na semana passada, Reynaldo Jardim, gerente de programação do setor de classificação do Ministério da Justiça, disse à Folha que o quadro, se não fosse alterado, só poderia ser exibido após as 22h. "Três pessoas do meu setor viram o quadro e perceberam que os closes foram amenizados. Mas acompanharemos os programas por um mês para determinar a classificação." (LAURA MATTOS)

Texto Anterior: Televisão: Critérios da "lista negra" são subjetivos
Próximo Texto: Pensão: Jagger fecha acordo extrajudicial com Luciana Gimenez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.