São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Remontagem da peça baseada em Marcelo Rubens Paiva estréia em SP
"Feliz Ano Velho" volta como antes

DA REPORTAGEM LOCAL

Será tudo como o primeiro "Feliz Ano Velho", de 16 anos atrás. O diretor Paulo Betti, o autor Alcides Nogueira, que criou o texto a partir do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, mais os atores Marcos Frota e Denise Del Vechio, todos da montagem original, estão de volta no espetáculo que estréia hoje em São Paulo, no Tuca.
Betti, 48, afirma que a melhor metáfora para compreender "Feliz Ano Velho" continua sendo a do mergulho, no sentido de sondar a trajetória do personagem (baseado no caso real de Paiva) que ficou tetraplégico após mergulhar em um lago raso.
Mas o acidente não constitui exatamente o centro da história. "Feliz Ano Velho", segundo Betti, retrata também o panorama histórico e político da época.
"O texto é pau puro no regime militar, por exemplo, mas com muito humor", afirma o diretor. Ele vai mais longe: "Há alguma coisa de tragédia grega, de oráculo, de olhar insepulto", diz. A peça, como o livro, faz referência aos presos políticos desaparecidos durante o período militar, caso de Rubens Paiva, pai de Marcelo.
A adaptação, diz Alcides Nogueira, 50, não tem o tom confessional do livro. Paiva lhe deu carta branca.
Denise Del Vechio, 49, lembra que no ano da estréia, em 84, o elenco e a equipe técnica chegaram a suspender uma sessão para participar de um comício pelas Diretas-Já, na praça da Sé.
"É uma ode à vida", afirma Márcia Ribeiro, 24. Como ela, os demais integrantes do elenco, Márcia Brasil, 27, e André Frateschi, 26, também não assistiram a primeira versão. (VS)

Peça: Feliz Ano Velho
Autor: Alcides Nogueira
Diretor: Paulo Betti
Com: Genézio de Barros, Márcia Brasil, André Frateschi e outros
Quando: estréia hoje, às 21h30; sex. e sáb., às 21h30; dom., às 19h. Até 17/12
Onde: Tuca (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 0/xx/11/3670-8453)
Quanto: R$ 25 e R$ 30 (sáb.)
Patrocinador: Brasil Telecom




Texto Anterior: Música: Rita Lee canta seus "lados B" e atende pedidos do público
Próximo Texto: "Agora as chacretes ficam na frente"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.