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FÉ CONTEMPORÂNEA
Pintor e monge
Ana Ottoni/Folha Imagem
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O monge Carlos Eduardo Uchôa, 42, em seu ateliê, num casarão ao lado do Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo |
O hábito negro lhe dá um ar
de personagem de Ticiano,
mas Carlos Eduardo Uchôa,
42, é monge beneditino dos
mais raros -alia a fé com a
arte contemporânea e a Faculdade de Filosofia São Bento, da qual é diretor. Suas telas
abstratas poderão ser vistas a
partir de 11 de novembro na
galeria Brito Cimino -o texto de apresentação é da filósofa Marilena Chaui . Na entrevista a seguir, ele diz que a
religião alimenta sua obra.
Folha - Dá para conciliar vida
religiosa e arte contemporânea?
Uchôa - Sou monge beneditino, e a tradição da Ordem de
São Bento está ligada profundamente à arte e à cultura. A
meditação e a vida contemplativa alimentam e enriquecem
meu trabalho de artista contemporâneo. A ligação entre a
experiência religiosa e a experiência estética se dá de modo
natural, numa continuidade.
Folha - Matisse é um dos raros
artistas modernos católicos,
mas a sua relação com a Igreja é
cheia de conflitos. O sr. tem conflitos?
Uchôa - A arte moderna, em
sua radicalidade não narrativa,
nasceu de uma inquietação religiosa de muitos de seus pioneiros: Mondrian, Klee, Malévitch. Eles fizeram a ruptura radicalizando a experiência daquilo que não podia ser "dito".
A Igreja Católica fomentou um
legado de arte inestimável e
abriga pessoas com pensamentos de arte muito diversos. De
minha parte, não tenho conflitos. Quero ajudar a abrir novos
caminhos para a arte e a espiritualidade. E para isso encontro
lugar dentro da Igreja.
Folha - Qual foi a obra mais divina que o sr. já viu?
Uchôa - Toda a arte é divina. É
o Espírito de Deus que suscita o
"novo". Deus é o criador, que
continua criando o mundo e
impulsionando toda a transformação. E a arte é o elemento
mais dinâmico da cultura. Por
isso é sempre divina.
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