São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Cores únicas do cineasta-músico

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Talvez "Cinema Falado" (Canal Brasil, 22h40) não seja o melhor filme do mundo (também não é o pior), e provavelmente fosse difícil ao espectador localizar um compositor bem-sucedido e profissional como Caetano Veloso com este trabalho de natureza experimental e quase amador.
Mas a reação da época foi outra, era como se dissesse: "Com ordem de quem você acha que pode filmar?". O diretor ressentiu-se, com razão. Reclamou que um músico era considerado inferior não podia ser cineasta.
Caetano nunca mais voltou a filmar, e é uma perda muito grande: seria útil nos anos 80 associar cinema brasileiro a um intelectual de sucesso e de público. Ao recolher-se, Caetano não ajudou. Nem a crítica. Nem os cineastas. Perderam todos.

TV ABERTA

Chuva de Fogo
Record, 14h.
(Lighthing Fire from the Sky). EUA, 2001, 93 min. Direção: David Giancola. Com John Schneider, Jesse Eisenberg, Michele Greene. Jovem meteorologista descobre que uma tempestade sem precedentes está para chegar à sua cidade. Ele tentará, de todas as formas, salvá-la do infortúnio. No gênero fúria da natureza, ainda melhor é o excesso espetaculoso de "Twister".

O Milagre na Montanha - A História da Família Kincaid
Globo, 15h40.
(Miracle on the Mountain - The Kincaid Family Story). EUA, 2000, 90 min. Direção: Michael Schwitzer. Com Patty Duke, Armando Valdes-Kennedy, Kaj-Erik Eriksen,William Devane. Executivo de sucesso, sem tempo para a família, decide fazer uma viagem para, assim, se aproximar dos filhos. O destino acha pouco, talvez, porque o avião sofre um acidente que os fará se aproximar ainda mais. Telefilme.

Gigolô por Acidente
SBT, 22h30.
(Deuce Bigalow - Male Gigolo). EUA, 1999, 88 min. Direção: Mike Mitchell. Com Rob Schneider, Arija Bareikis, Eddie Griffin, William Forsythe. Limpador de aquários é contratado por um gigolô de alta classe de Los Angeles que sai de viagem. Mas, por azar, quebra um aquário caríssimo. Para tentar remediar as coisas antes que o patrão volte, ele investe na carreira de garoto de programa. Se até "Avassaladoras" conseguiu a simpatia do público, de repente há quem abra sorriso com essa baixaria.

Intercine
Globo, 1h50.
Os filmes oferecidos pela emissora são o drama inédito "Fenômeno 2" (2003, de Ken Olin, com Jill Clayburgh, Peter Coyote, Christopher Shyer, Helmar Cooper) e o policial "Sob Suspeita" (1987, de Peter Yates, com Dennis Quais, Cher, Liam Neeson, John Mahoney, Joe Mantegna).

Verão de 42
SBT, 3h15.
(Summer of '42). EUA, 1971, 102 min. Direção: Robert Mulligan. Com Jennifer O'Neill,Gary Grimes, Jerry Houser, Oliver Conant. Garoto de 15 anos vive sua iniciação amorosa durante o verão de 1942, na companhia de uma mulher casada e belíssima, cujo marido está na guerra. É desses filmes dos anos 70 que sabiam, soberbamente, misturar malícia e pureza, graças a cineastas como Mulligan, claro. Somente para São Paulo.

Brinquedo Assassino
Globo, 3h55.
(Child's Play). EUA, 1988, 95 min. Direção: Tom Holland. Com Catherine Hicks, Chris Sarandon, Alex Vincent, Brad Dourif, Dinah Manoff,Tommy Swerdlow . A história de Chucky, o boneco que carrega um espírito maligno para lá de irreverente -e assassino cruel. As continuações, talvez piores, sabe-se lá, são menos levadas a sério que este primeiro. (PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: América Urgente! Sol tem filho na chuva!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.