São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

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TRECHOS

O movimento neoconcreto, cuja primeira mostra se realizou em março de 1959, deu o passo adiante que a vanguarda construtiva européia evitara dar. Este fato define a sua radicalidade e ao mesmo tempo sua significação na história da arte contemporânea. Pretendo, neste ensaio, tornar mais compreensível esta experiência que reuniu um pequeno grupo de artistas plásticos e poetas no espaço de alguns poucos anos (...)
Extraído de "Experiência Neoconcreta: Momento-Limite da Arte", de Ferreira Gullar

Os tais "poemas de base" também nunca foram escritos... Aliás, este é um traço muito comum em certas vanguardas artísticas: escrever manifestos prometendo uma arte que, na maioria das vezes, nunca foi feita. Devo admitir, não obstante, que isto em nada diminui a importância da contribuição dada por Augusto, Haroldo de Campos e Décio Pignatari à literatura brasileira.
IDEM

Nesta teoria, eu na verdade amplio e aprofundo alguns dos conceitos que esboçara no Manifesto Neoconcreto e que se tornariam tema importante de minhas reflexões à medida que observava as obras de meus companheiros e realizava as minhas próprias obras. Teve papel decisivo nesta reflexão a realização do meu primeiro poema espacial como conseqüência natural do livro-poema.
IDEM


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