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Keb' Mo' é enciclopédia do som negro dos EUA
da Redação
Dizer que Keb' Mo' deu um show
de blues seria reduzir demais o que
se ouviu anteontem no Jockey
Club de São Paulo. É claro que o
blues entrou com o formato e foi o
principal responsável para que,
apenas com voz e violão -eventualmente com o auxílio de um
banjo e uma gaita-, o músico
mantivesse a platéia sob domínio.
Mas a música de Keb' Mo' é permeada com inflexões de soul e gospel nos vocais, além de ecos de
country e folk no violão. E isso ajuda a decifrar o enigma do músico,
que, apesar de ter seus discos colocados nas prateleiras de blues, consegue atrair ouvintes de outros espectros musicais. Aparentando
nervosismo, Keb' Mo' começou
sua apresentação com "Love in
Vain", de Robert Johnson.
Escolher essa música para abrir o
show foi decisão ousada. É inevitável compará-la com as versões do
próprio Johnson, de Muddy Waters e até dos Rolling Stones. Mas
Keb' Mo' fez uma leitura inteligente, centrada no canto, com poucas
firulas no violão, o que reduziu a
canção ao seu aspecto mais cativante. Ao escapar ileso desse campo minado musical, o músico recuperou a confiança, e a platéia
descobriu ter diante de si uma enciclopédia das formas mais seminais da música negra americana.
Terminada "Love in Vain", teve
início uma relação de troca e cumplicidade, principalmente nos momentos em que, convidada por
Keb' Mo', a platéia inseria palmas
ritmadas no arranjo das canções.
Sem uma banda para acompanhá-lo, Keb' Mo' evita desperdícios e sabe tirar o máximo do mínimo. Para tanto, transforma a voz
em contrabaixo, o corpo em metrônomo e a platéia em bateria.
Essa interação deu grandeza ao
show e tornou memoráveis as pulsantes "That's Not Love" e "Angelina". Quando já estava na sexta
música, Keb' Mo' mostrou sua única deficiência. Com maestria, ele
transitou dos agudos aos graves. O
problema é que esse domínio do
canto não foi tão evidente nas canções tocadas anteriormente. Disso
conclui-se que, no caminho para a
perfeição, Keb' Mo' deve tomar o
atalho do aquecimento.
(EF)
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