São Paulo, terça, 20 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Howard Johnson desafia a gravidade da tuba

CASSIANO ELEK MACHADO
da Reportagem Local

No reino dos instrumentos, a tuba é como se fosse o hipopótamo. É grandalhão e de som profundamente grave.
Na última apresentação do 13º Free Jazz Festival, anteontem à noite, o norte-americano Howard Johnson desafiou a sisudez do instrumento e mostrou que os hipopótamos também podem dançar balé. Com leveza.
Não se tratava de apenas um hipopótamo bailarino. O palco do Jockey Club recebeu seis tubas, que formam o conjunto Gravity, criado por Johnson há 30 anos.
É justamente contra a gravidade que o sexteto de tubistas mostrou que costuma caminhar. Ao longo de duas horas de espetáculo, o desafio de juntar seis exemplares do instrumento grave se dissolveu na competência que Howard Johnson tem para arranjá-los.
O instrumentista e seus colegas de sopro, legendas da modalidade como Big Daddy (que tocava com o grupo soul Blood, Sweat and Tears) e Bobby Stewart (que acompanhou por muitos anos o bluesman Taj Mahal), apresentaram todas as tessituras do instrumento.
A tuba não é apenas grave. Pode ser tão cheia de graça quanto a microscópica flautinha "penny whistle" que Johnson assoprou em alguns momentos do show.
² Showroom de instrumentos
Antes de Howard Johnson, o palco Club do Free Jazz recebeu Antúlio Madureira. É muito provável que o sóbrio salão Luiz Nazareno do Jockey nunca tenha visto tanta folia.
Músico de ouvido absoluto, Madureira fez um alegre "showroom" dos instrumentos que criou e de todas as possibilidades que eles possuem.
Tocou marimbau (instrumento feito com latas de leite), marimbaça (quase uma cítara feita com uma cabaça "tamanho família" e bambu) e, em um serrote, "Ave Maria", de Schubert.
No fim de sua "tour de force", Madureira deixou para trás sua sonoridade "Hard Nova Era Nordestina" e pôs o público para dançar cantiga de roda, frevo e variantes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.