São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

Caravana da Coragem
SBT, 14h15.   
(Caravan of Courage - An Ewoc Adventure). EUA, 84, 96 min. Direção: John Korty. Com Eric Walker, Aubree Miller. No planeta Endor, duas crianças buscam seus pais, devidamente ajudados pelos ewocs, simpáticas criaturas da série "Guerra nas Estrelas".

Joey - Um Canguru em Apuros
Globo, 15h40.  
(Joey). Austrália, 97, 96 min. Direção: Ian Barry. Com Ed Begley Jr., Jamie Croft. Bebê canguru, o Joey do título, tem os pais sequestrados. Um amigo de Joey, entrando na adolescência, fará de tudo para reunir novamente a família de cangurus. Importa, de todo modo, o ideário familiar.

Alto Controle
Globo, 21h55.   
(Pushing Tin). EUA, 99, 124 min. Direção: Mike Newell. Com John Cusack, Cate Blanchet. Rivalidade entre dois controladores de vôo não é coisa simples: provoca uma série de problemas, e os menos graves não são os dos aviões que estão chegando ou partindo. Comédia. Inédito.

Tempo de Decisão
Bandeirantes, 22h.  
(Kicking and Screaming). EUA, 95, 96 min. Direção: Noah Baumbach. Com Josh Hamilton, Christopher Eigeman. Jovens pós-universitários fazem o que fazem em geral os jovens pós-universitários: procuram definir seus caminhos profissionais e afetivos.

Intercine
Globo, 1h50.
Os dramas "Milagre Prometido" (88, de Stephen Gyllenhaal, com Rosanna Arquette, Judge Reinhold) e "Selvagens da Noite" (79, de Walter Hill, com Michael Beck, James Remar), disputam o direito à exibição na quarta).

Complicações Amorosas
SBT, 2h.   
(Love Jones). EUA, 97, 104 min. Direção: Theodore Witcher. Com Larenz Tate, Nia Long. Os encontros e desencontros entre um jovem poeta de Chicago (Tate) e sua namorada (Long), ambos negros e de classe média. Inédito.

Correndo Perigo
Globo, 3h35.  
(Don't Talk to Strangers). EUA, 94. Direção: Robert Lewis. Com Pierce Brosnan, Shanna Reed. Agora com novo marido e a custódia do filho, mulher não se livrará tão facilmente do ex desequilibrado. No mais, tem o azar de o filme ser dirigido por Lewis. Feito para TV. (IA)

TV PAGA

Documento em regime urgente

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não há no Brasil diretor que arrisque mais do que Paulo César Saraceni. Ele é capaz de encarar os temas mais ingratos (Anchieta) e topa dar rosto à mulher mais misteriosa da literatura brasileira (Capitu).
Ou aceita rodar em pouquíssimo tempo um filme sobre um jornalista em crise, por conta da repressão do regime militar, como em "O Desafio" (Canal Brasil, 21h). Os militares tomaram o poder em 1964. O filme é de 1965: feito em regime de urgência.
Daí a câmera não raro tremer como se estivesse num terremoto, ou a intriga apresentar altos e baixos incríveis, assim como a atuação dos atores.
Mas, quase 40 anos depois, apesar de suas fraquezas, "O Desafio" ressurge como documento precioso daquele momento e pede revisão.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! A porcada virou pernil!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.