São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

multi livros

TAPETE MÁGICO

Clássico dos clássicos da língua árabe, "O Livro das Mil e
uma Noites" terá finalmente uma edição brasileira direto do original. A editora Globo confirmou para março de 2005 o início de publicação dos cinco volumes que estão sendo preparados pelo professor de árabe da Universidade de São Paulo Mamede Mustafa Jarouche. No primeiro tomo estão previstas as histórias das 170 noites iniciais, além de fartas notas e uma ampla introdução. Jarouche usou como base os três volumes do manuscrito árabe depositados na Biblioteca Nacional de Paris.

PINGUE-PONGUE COM OS MESTRES

A histórica revista "The Paris Review"
começou a pôr na internet esta semana um presente aos amigos da literatura. Conhecida como fonte de algumas das melhores entrevistas feitas com escritores na segunda metade do século 20, a publicação disponibilizou gratuitamente no endereço www.theparisreview.org boa parte dessas conversas com autores como William Faulkner, T.S. Elliot e Graham Greene (em inglês). O projeto "DNA da Literatura", bancado pelo órgão governamental americano NEA, começou com textos dos anos 50.

TRÊS VEZES CLARICE

Musa das letras contemporâneas do Brasil (1920-77), Clarice Lispector já tem três homenagens grandes agendadas para os próximos meses. No próximo dia 9 de dezembro, ela ganha edição especial dos "Cadernos de Literatura Brasileira", do Instituto Moreira Salles, que terá lançamento na sede da instituição no Rio. A escritora será também a "patrona" dos dois principais eventos da agenda editorial-literária em 2005, a Feira Literária de Parati e a Bienal do Livro do Rio. Conferências, exposições e leituras de textos celebrarão a obra da autora de "A Hora da Estrela".

STELLA BUENOS AIRES

Será lançada nesta terça, em Buenos Aires, edição argentina de "Stella Manhattan", romance de Silviano Santiago. Um dos principais críticos e ficcionistas brasileiros, ele participa do lançamento fazendo debate com os críticos brasileiros Wander Melo Miranda e Italo Moriconi e com o argentino Daniel Link, que assina posfácio do livro, em parte ambientado em Nova York, em 1964. O trabalho faz parte da coleção "Vereda Brasil", da tradicional editora portenha Corregidor. Publicado em 1991, o livro já teve edições na França e nos Estados Unidos.


Texto Anterior: "Jack Kerouac - O Rei dos Beatniks": Mito beat volta à cena em biografia
Próximo Texto: Fernando Gabeira: A descoberta tardia do Haiti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.