São Paulo, sexta, 20 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme será exibido em 30 cidades dos EUA e deverá ficar em cartaz até a cerimônia do Oscar, em março
"Central do Brasil" estréia em Nova York

MARCELO DIEGO
de Nova York

O filme "Central do Brasil" estréia hoje em dois cinemas de Nova York, marcando sua entrada oficial no mercado dos EUA. No próximo dia 26, ele vai estrear em outras cinco salas na Califórnia.
Depois, em data não-marcada, 85 cópias do filme vão começar a ser exibidas em 28 cidades de pequeno e médio portes dos EUA.
A estratégia da Sony Pictures é deixar o filme em cartaz até março, quando acontece a escolha dos ganhadores do Oscar. O calendário final ainda não está pronto. As cidades pequenas, contudo, vão receber o filme até o final do mês.
O filme, batizado de "Central Station" em inglês, é o representante brasileiro para concorrer à estatueta de melhor filme estrangeiro. Com a conquista do Festival de Berlim, neste ano, a Sony faz lobby para que "Central" dispute o prêmio de melhor filme com títulos norte-americanos.
A distribuidora se apóia também nas boas críticas recebidas pelo filme de Walter Salles, que teve pré-estréia nos EUA no dia 4.
Para poder concorrer ao Oscar, qualquer fita tem de ser exibida em circuito comercial nos EUA.
O diretor Walter Salles esteve na pré-estréia em Nova York e foi elogiado pelo "The New York Times".
Em Nova York o filme teve uma exibição especial somente para críticos em que foi muito aplaudido.
Depois, os protagonistas Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira viajaram para outras oito cidades norte-americanas, divulgando o trabalho.
As críticas positivas recebidas fizeram com que todo o trabalho de lançamento fosse remontado. Hoje, inicialmente, "Central do Brasil" estrearia em 30 cidades.
Até anteontem, os jornais norte-americanos não traziam informações sobre a estréia de "Central".
Somente o semanário cultural "The Village Voice" indicava que as estréias aconteceriam nos cinemas Angelika e Lincoln Center.
²


O colunista Carlos Heitor Cony está em férias



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.