São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln
VERDE-E-ROSA Ana e David Feffer, da Suzano, cumprimentam o rabino Henry Sobel no lançamento do samba-enredo da Mangueira; a escola vai contar a história de Moisés

Terra estrangeira

A Ancine, agência que assumiu as atribuições do Ministério da Cultura para o cinema, recebeu esta semana um estudo que mostra que 50% dos filmes estrangeiros exibidos no país são dublados em Miami e em Los Angeles. O trabalho é feito, em geral, por brasileiros que há muito tempo moram fora do país.

O trabalho foi feito pelo Sindicato da Indústria Cinematográfica de SP -que está fazendo lobby para modificar a situação. O problema apontado pela entidade é que os dubladores usam gírias e expressões ultrapassadas, empobrecendo os diálogos nas telas.

O Sindicato propõe que uma lei garanta a dublagem de todos os filmes no Brasil -garantindo o emprego de profissionais que vivem no país.

MESMO JEITO
Pelo quinto ano consecutivo, a GM (General Motors) apresentará balanço negativo no Brasil. Para o próximo ano, a empresa prevê estabilidade. Nada muito melhor, mas também nada tão pior a ponto de justificar demissão de pessoal.

MISSÃO
Gilberto Carvalho, secretário particular de Lula, tem conduzido toda a negociação em torno da indicação do novo ministro da Cultura. Passou a semana conversando tanto com Gilberto Gil quanto com o grupo do PT que sempre almejou o cargo.

SEPARAÇÃO
Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, não conta mais com os serviços de Alberto Zacharias Toron. O advogado, que não só defendeu Nicolau como ainda chegou a processar, pessoalmente, jornalistas que o citaram ao criticar o juiz, diz que tomou a decisão de deixar a causa por questões de "foro íntimo"

FHC E A MORDAÇA
"Essa Lei da Mordaça foi proposta por um deputado do PT". A afirmação é do presidente Fernando Henrique Cardoso. É isso mesmo? De acordo com Gilmar Mendes, ministro do STF e defensor da proposta, ela na verdade nasceu no gabinete de Nelson Jobim, então ministro da Justiça de FHC. Foi o ministro quem assinou projeto do governo enviado à Câmara.
 
Reportagens da época confirmam a boa memória de Gilmar.

FOGOS
Como Lula radicalizou e afirmou que no Réveillon só sua família entra na Granja do Torto, em Brasília, o restaurante Piantella -que, frequentado por Ulysses Guimarães, acabou virando point do poder- resolveu abrir as portas no dia 31 para uma festança de fim de ano.

TUDO PELO SOCIAL
Já a emergente Vera Loyola está tentando confirmar seu nome para o Réveillon organizado pela embaixatriz da Grécia, Antonia Doukas. Vera foi informada de que a festa grega será uma das mais badaladas da noite brasiliense.
 
Na festa petista, ela tentará ficar na parte VIP. "Sei que a festa é popular, mas vou fazer de tudo para ficar ao lado do presidente. Acho que mereço", diz.

XODÓ
E será grande a revoada de cabeleireiros paulistas para Brasília no dia 31: além de Celso Kamura, que vai cuidar de Marta Suplicy na posse, também Dora Novaes, do Beka, desembarca na capital. Vai pentear Leonor Bastos, mulher do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

É ELA
O diretor Moacyr Góes já escolheu a atriz que irá viver a personagem Capitu no filme "Dom" -uma adaptação de "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Será Maria Fernanda Cândido.

PULSO
Depois de seu casamento, no fim de novembro, Fausto Silva mandou uma lembrancinha para alguns de seus convidados: um relógio da marca francesa Azzaro.
 
Na quarta à noite, em um jantar na casa do apresentador, vários amigos usavam a peça, entre eles Hebe Camargo, Nair Bello e o cantor Agnaldo Rayol.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Wilma Motta comemora hoje seu aniversário com almoço no restaurante Quattrino, no hotel Meliá, às 13h. Em vez de presentes, pediu doações para a Associação Esportiva da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas.
Com show de Toquinho, acontece hoje o lançamento do CD "Herdeiros do Futuro" e do livro "O Projeto Guri", na Sala São Paulo, às 21h.
Ugo e Vera di Pacce recebem convidados para jantar em homenagem a Germano Mariutti, no Guarujá, às 22h.
O chef Edinho Engel lança hoje o livro "O Cozinheiro e o Mar", no restaurante Manacá, em Camburi, às 18h.
Com som do DJ Mauro Borges, é hoje a festa da agência Salles D'Arcy, no Jockey, a partir das 21h.


Texto Anterior: The Jordans: Banda deu primeiros passos junto com o rock
Próximo Texto: Popload: Strokes, a banda de 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.