São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Cinema fica nas mãos de José Dirceu em 2003

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

Se valesse o plano de FHC, dia 1º de janeiro a Agência Nacional do Cinema iria para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (de Luiz Fernando Furlan, na gestão Lula). A transferência encerraria 15 meses de vinculação provisória à Casa Civil, que instalou a Ancine, criada por medida provisória, em 2001.
Mas a agência vai permanecer na Casa Civil (de José Dirceu). A equipe de transição recomenda a Lula que a Ancine fique onde está, para "discutir seu destino".
Não há data para solução definitiva. "É difícil estabelecer prazos administrativos antes de assumir", diz o coordenador da transição para a cultura, Hamilton Pereira. "É um processo."
Aproveitando o processo, há quem defenda o interesse de levar a Ancine para o Ministério das Comunicações ou o MinC.
Gustavo Dahl, diretor da agência, acha que "a alteração do calendário cria instabilidade administrativa e orçamentária". A previsão de orçamento da Ancine para 2003 está na rubrica do Ministério do Desenvolvimento (R$ 50 milhões). "Mas isso é decisão de governo. Se o governo quiser reabrir o processo, participaremos da discussão", diz.

SOBE...
"Cidade de Deus" conseguiu a indicação ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Os EUA entregam os prêmios dia 19/1.
...E DESCE
Mas, no Brasil, o filme de Fernando Meirelles perdeu a quinta posição no ranking dos dez mais assistidos em 2002. Foi ultrapassado pelo fenômeno "Harry Potter e a Câmara Secreta", que já fez 3.150.607 espectadores. "Cidade de Deus" tem 3.087.871.
RÉGUA E COMPASSO
"Viva São João!", documentário de Andrucha Waddington estrelado por Gilberto Gil, deve sair em DVD em julho de 2003.
RESERVA DE MERCADO
Com o consenso "quase" alcançado entre produtores e exibidores, anteontem, no Rio, tende a subir de 28 (em 2002) para 42 (em 2003) a cota de tela -número de dias para exibição obrigatória de filmes nacionais nos cinemas do país.


Texto Anterior: "Chegadas e Partidas": Drama lacrimoso banaliza a tragédia com perfumaria
Próximo Texto: DVD/lançamentos- Onde se vendem esses ray-bans?: Homens de Preto II
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.