São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Atração relembra exílio de Victor Hugo

DA REPORTAGEM LOCAL

Produzido pelo canal franco-alemão Arte, o documentário "Victor Hugo: The Artist's Eye" (Victor Hugo: o olho do artista), que o Sesc TV exibe hoje à noite, apresenta uma insólita narrativa dos 20 anos de exílio do poeta, romancista e dramaturgo francês Victor Hugo (1802-1885), autor de, entre outros, "Os Miseráveis".
As duas décadas, vividas na Bélgica e na Inglaterra, são repassadas através da narração de fragmentos de seus textos e de uma variedade de desenhos de tons sombrios, feitos a lápis e carvão pelo próprio escritor.
O resultado é um triste porém belíssimo retrato da dura experiência do exílio.
Os textos relembram objetiva e subjetivamente o contexto histórico da saída de Hugo da França, com o golpe de Estado de Luís Napoleão Bonaparte, em 2 de dezembro de 1851. Os desenhos funcionam como um "retrato aproximado do que aparece aos olhos e sobretudo ao espírito", como diz o próprio Hugo em um de seus textos.
Afora o exílio e o engajamento político de Hugo, espelhado em toda sua obra, o filme revela outros assuntos caros ao escritor. Como a guerra Franco-Prussiana (1870-1871), que ele condena com veemência. E a perda prematura de seus filhos Léopoldine e Charles. (EDUARDO SIMÕES)

VICTOR HUGO: THE ARTIST'S EYE
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Sesc TV (canal 3 da Sky TV e 92, na Net)


Texto Anterior: Especiais têm de Derico gay ao batido show de Roberto Carlos
Próximo Texto: Crítica: "Fantômas" mostra que Funès era um careteiro dos bons
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.