São Paulo, Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2000


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ASSIM NÃO
Fila
"Estive, junto a dois amigos, no bar Charles Edward, localizado na av. Juscelino Kubitschek, 1.426, no Itaim Bibi, pensando que estava indo para mais uma noite de diversão, mas a história foi outra. Na porta, havia uma fila de aproximadamente 15 pessoas e entramos no final da mesma. Cerca de uma hora depois, ainda estávamos no mesmo lugar, mas muitas pessoas que tinham chegado depois de nós nem ficavam na fila; paravam na porta e a "door-woman" Juliana as deixava entrar, ignorando os que estavam na fila. Algumas pessoas reclamaram, dizendo que tratava-se de um desrespeito. Mesmo assim, Juliana continuava permitindo a entrada de algumas pessoas como se lá não houvesse fila. Quando foi questionada se esse era o procedimento da casa, ela reagiu com grosseria, dizendo que ali quem mandava era ela, que ela colocava quem ela quisesse para dentro do estabelecimento, independente de fila. Quem não estivesse satisfeito, poderia atravessar a avenida e ir ao Dado Bier. Algumas pessoas se retiraram, mas ainda tiveram de pagar pelo serviço de estacionamento que funciona junto à entrada da casa. Creio não ser essa a filosofia da casa que frequentamos há algum tempo, sendo sempre bem tratados pelos funcionários. É preciso explicar à srta. Juliana que quem faz a casa é o cliente, que leva sempre suas boas impressões para futuros clientes. Do contrário, dentro de algum tempo, ela já não terá mais problemas com filas nem com emprego; já que a casa ficara às moscas." (Marcos Nunes da Costa, São Paulo/SP)

Outro lado
"Nosso bar é pequeno e, embora façamos o possível para garantir a entrada de todos os clientes, diariamente temos fila na porta, que acaba se formando quando não há mais lugares para as pessoas sentarem e já temos muitas pessoas em pé. Para organizar a entrada, adotamos alguns critérios. Aceitamos reservas até as 20h e permitimos a entrada de alguns retardatários de grupos que tenham feito reserva -para festas de aniversário, bota-foras e outras comemorações- e que, por algum motivo, chegaram atrasados. Liberamos a entrada de alguns clientes assíduos, que frequentam a casa três ou quatro vezes por semana e fizeram reserva com antecedência, mas que também chegaram mais tarde. Quando há fila, antes de deixar seu carro, o cliente é informado pelos manobristas que terá de esperar por uma hora ou mais para entrar, sem garantia de conseguir uma mesa. Indicamos sempre dois outros excelentes bares vizinhos, o Miscelânea e o Dado Bier, como boas opções para aqueles que não toleram filas. Sentimos muito pelo ocorrido e esperamos ter desfeito o mal-entendido causado pelo nosso critério de organização da fila. Estamos à disposição, inclusive para eventuais sugestões, pelo telefone 0/xx/11/820-9803, no horário comercial." (bar Charles Edward


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