São Paulo, Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bauru, pastel e filé são marcas da cidade

da Redação


Para comemorar os 446 anos da cidade de São Paulo, na próxima terça-feira, alguns restaurantes preparam refeições especiais. Outros oferecem os pratos de sempre, mas com o charme de quem faz um pouco da história da cidade.
De preparo simples e rápido -e bastante saborosos-, o pastel, o bauru e o filé estão entre os preferidos do paulistano.
"O pastel já foi tão incorporado ao cardápio paulista que alguns restaurantes mais finos já o oferecem junto às refeições", diz Mara Salles, do Tordesilhas.
Ela se refere ao "pastelzinho", um prato conhecido nos estabelecimentos mais simples, composto de arroz, feijão, torresmo, couve e pastéis de carne moída.
Durante a próxima semana, o Badaró (shopping Morumbi, tel. 0/xx/11/5181-8076 e shopping D&D, tel. 0/xx/11/3043-9233), especializado em cozinha paulista, oferece um cardápio completo, em comemoração do aniversário da cidade: pastéis de carne (à vontade), virado à paulista, arroz doce e um chope: tudo por R$ 16,80.
O filé era bastante apreciado por uma das figuras mais conhecidas da vida paulistana, o compositor Adoniran Barbosa. O Filet do Moraes (pça. Júlio Mesquita, 175, tel. 0/xx/11/221-8066), fundado em 1914, que só serve filés -com fritas, com alho, com brócolis-, orgulha-se em dizer que, em uma de suas mesas, Adoniran compôs "Trem das Onze".
Casimiro Pinto Neto, o "Bauru", um estudante de Direito, foi o criador do sanduíche que leva seu apelido. Em 1936, ele estava no Ponto Chic (largo do Paissandu, 27, tel. 0/xx/11/222-6528), quando pediu a um garçom que lhe preparasse um sanduíche diferente: colocasse, em um pão francês, queijo derretido, fatias de rosbife e de tomate -ele pensava em reunir "albumina, proteínas e vitaminas".
Enquanto ele comia o lanche, um amigo provou um pedaço e, em seguida, virou-se para o garçom: "Me vê um desses, "do Bauru'". O nome acabou ficando.


Texto Anterior: Receitas da cozinha paulistana*
Próximo Texto: Assim não
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.