São Paulo, Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA - ERIKA PALOMINO
Pistas ajudam a desenhar a nova cara do Brasil

UM DJ que toca 24 horas seguidas; uma rave que dura três dias; povo dançando descalço; gente de todas as nacionalidades reunidas; o mar de frente para a pista; festas de graça; cerveja gelada; água barata; garotas em topless. O paraíso? Não, Trancoso. Começam a chegar os relatos do povo que foi e não acreditou no que viu. Melhor que Goa; mais legítimo que Ibiza. Quem bateu esse recorde nas picapes foi o disc-jóquei Yorg. E a festa de réveillon juntou umas 3.000 pessoas pensando coisas boas. E, quando começou a chuviscar, apareceu escrito no telão: "Tá chovendo, e daí?, olhe pra cima e abra a boca". E foi o que todo mundo fez, lindo. E, se você encontrar alguém com colar de índio pataxó feito de penas, você já sabe que esse foi um dos felizardos que passaram por lá. E, quando não tinha rave, o povo se jogava no Shiva Bar, point do povo que ficava lá depois de comer pizza ou sushi no Togumi, do DJ Tomaz, tudo no Quadrado. E diz que não tem deslumbre, carão, alpinismo clubber/raver ou pára-quedismo (com exceção, talvez, do tal vietnamita que morou na Suíça e baixou na rave na praia do Taípe). Em outra rave que já durava três dias, no final do último, quando ia acabar, lá pelas 14h, fizeram uma vaquinha, levantaram R$ 300 e conseguiram ficar com o som mais algumas horas. E de mico só uma rave na praia de Pitinga, que quando o povo chegou lá era um gol branco com capô levantando e som no talo. E a de Caraíva também não rendeu tanto porque ficava a uma hora de Trancoso e ninguém estava mais se aguentando, né? Mas foi. Neste fim-de-semana diz que tem mais. Você está indo? Depois conta aqui para a gente.

POIS eu tive a oportunidade de ser convidada para o Chivas Lounge em Punta del Este, no comecinho do ano, onde o Deep Dish tocou ao ar livre, de graça, num lugar absurdo que começava restaurante no alto de uma colina e ia descendo em decks sobre as pedras até chegar na areia e no mar, de frente para uma ilha com farol e tudo, lá atrás, na praia de José Ignacio. Bem-nascidos, jet-setter-clubbers, freaks, descolados, louras e morenas, crianças, jornalistas (um povo da "Muzik" também) e gente linda em geral, alguns brasileiros e muitos argentinos, claro. Tudo isso das 17h às 21h, durante o dia! E o povo ficou louco quando o sol desceu, sumindo no mar. E aqui? Será que não rolava?

PARA quem vai aqui mais perto, amanhã tem duelo trance no Sirena de Maresias, promovido pela Philips Expression. Participam Dmitri, Jason Bralli, Leozinho (Curitiba) e Rica (que ganhou naquele outro concurso uma passagem para Londres). São duas cabines (uma a normal e outra montada no vip), e os DJs vão se alternando. As torcidas estarão uniformizadas e organizadas, e a pista, claro, servirá de termômetro. Quem tiver passaporte Phillips Expression ganha desconto, bebida e camarote (se jogue no site www.philipsexp.com.br, ou se informe pelo telefone 0800-100101). Prepare-se para o calor e depois conta aqui para a gente.

PARA quem já está jogado no MorumbiFashion Brasil, que rola na semana que vem (leia texto abaixo), as festas começam na quinta. Festa fashion, eu digo. Gisele Bündchen (tudo, tudo) é a estrela do babado da noite de abertura, num evento fechado para mil convidados, numa mansão no Alto de Pinheiros toda ambientada em tons de vermelho para o lançamento do site Morango.com.br, que estréia oficialmente na quinta com fotos da modelo. Buga será o DJ. No mesmo dia, a Ellus recebe 350 convidados para drinks, canapés e risoto (tem café da manhã também, a partir de 4h30) no edifício Itália, tendo como DJs Johnny Luxo, Tony TM e a jornalista Eva Joory. Dia seguinte, a Iódice festeja com o DJ Felipe Venancio. A "Mundo Mix Magazine" também celebra, na BCBG, sábado.

E o babado forte da semana é a notícia de Cidinha à frente da U-Turn. A sempre-simpática Cidinha assume a direção da casa no lugar de Luiz Eurico Klotz e anuncia como primeira medida um clima bom na casa. É isso aí! Isso, sim, é que é resolução de ano novo, né? Ela quer todo mundo trabalhando e se divertindo, feliz. Anuncia também um novo projeto do designer Muti Randolph para a casa, que deverá incluir uma área vip e um bar na pista principal (e ficou faltando o crédito para o Muti na ambientação da U-Turn, na reportagem sobre a casa que saiu na revista "Wallpaper", que ainda publicou a foto da pistona de cabeça para baixo, como se aquele cone fosse no chão, já pensou?). Bem, boa sorte a todos.

E confirmou Paul Oakenfold no Carnaval, de novo em Maresias. Parece que o DJ está com vontade de tocar também no Rio, nesta sua terceira vez no Brasil. Gostou mesmo, hein?

E, por falar em Rio, Angelo Leuzzi se diz totalmente deslumbrado com o Rio, graças à filial carioca da BASE. Mas quer fazer também pequenas reformas no clube (o Lov.e, bem entendido), mais especificamente nos camarotes VIP, transformando-os em pequenas pistas de dança. E no after-hours deste fim-de-semana no Lov.e o convidado de George Actv é Luiz Pareto (diz que no aniversário do Pareto em si, foi o DJ Gil Barbara que abalou, na calorenta noite do Manga Rosa do último sábado). E amanhã tem também Dave The Drummer na Lôca, depois de ele ter detonado também na igualmente calorenta noite do último finde na Bunker 94 carioca.

AGORA, calor dentro dos clubes já virou até redundância, né? Está tão quente que os picumãs das drags estão encrespando, disse a Marcelona...! E a Marcelona contou também que Claudia Raia, Luiz Fernando Guimarães e mais uma trupe de dez pessoas visitaram a BASE (a de São Paulo) no finde. E diz que a Claudia Raia estava belíssima, magra e supermalhada (já viu como ela está forte?).

E agora que o futuro já chegou, o que você acha dessa história de DJs tocarem em uma pista, num determinado clube, numa determinada cidade, e terem seus sets transmitidos por um sistema de satélite para outros clubes em outras partes do mundo? Tipo rolou muito no Ano Novo com os grandes nomes, nos superclubes. Vem avisado no flyer que o DJ tal está tocando com esse link (as siglas são ISDN ou EITM, o nome da rede, Escape into the Mix), você entra e dá de cara não com seu amigo DJ lá, suando, a noite toda com você, mas com telões. O processo está dividindo opiniões nas revistas especializadas e, claro, entre os clubbers. Tem gente que prefere o velho jeito, tem gente que acha que é uma maneira de fazer levar música a mais pessoas e que a tecnologia é irreversível. E por aqui, quem se habilita?

ENQUANTO isso, numa rádio comunitária da zona norte de São Paulo, a música eletrônica vai chegando para o povo daqui também, todo sábado. É o programa "Balada" (que não é o "Na Balada", da Jovem Pan), no ar desde o final de setembro. Começa à meia-noite e avança madrugada adentro, com o povo ligando direto. E toca muita produção brasileira também, como Xerxes de Oliveira, Ramilson Maia, M4J, Friendtronik, Drumagick, Anvil FX... A frequência é 105,3 MHz

E já está à venda o CD de Ramilson Maia, "É Música!" (SambaLoco/Trama), com as recentes produções desse que é um dos mais queridos e talentosos produtores brasileiros. Tem o hit "Só Jesus Salva" (Ramilson é DJ de Cristo), num ótimo remix de Jason Bralli, uns tecnos bem animados, e um encarte bem simpático e bem-feito. É isso aí.

TAMBÉM estou ouvindo o sensacional "Baião de Viramundo -Tributo a Luiz Gonzaga", coletânea da YBrazil?Music com grandes momentos como "A Dança da Moda", do DJ Dolores, a deliciosa "Orélia", com Otto, a niilista "Dezessete e Setecentos", com o Mundo Livre, e a modernista "LG - Tu'Alma Sertaneja", do Anvil FX, que tem ótimas idéias. O selo é um projeto da produtora YB, de Mauricio Tagliari e Luca Reale (Nouvelle Cuisine, lembra?), e do engenheiro de som Cacá Lima, responsável pela gravação do antológico "Samba pra Burro", do Otto em si. E tem mais ainda.

CORRE por aí que em maio tem um gathering gigante na Amazônia, com gente do mundo inteiro vindo também. Viu? Bem que falaram que o Brasil era o país do futuro.

E-mail: palomino@uol.com.br


Texto Anterior: Patrícia Ahmaral abre o foco em CD de estréia
Próximo Texto: Moda: Personagens esquentam a temporada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.