UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Receita" pode vingar no país do Fome Zero

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

A maioria dos programas de culinária da TV está dominada pelo merchandising de produtos, que impõe a maionese "x", o óleo "y", o macarrão fulano de tal, as ervas finas de sicrano etc. Tudo ainda temperado ao cinismo de que nada mais é imoral ou engorda -como na música do rei Roberto Carlos- em tempos de ditadura "diet".
"Receita Minuto", que estreou ontem na Band, na hora em que começa a bater a fome (11h50), começou livre desse vício. Pode ter sido apenas sinal de que a emissora não conseguiu vender ainda as cotas do merchandising, mas é um bom indício. Nos créditos, agradecimento à marca de porcelana, personagem mais do que secundária na ocasião.
Outro pecado constante dos cozinheiros televisivos é achar que a despensa do populacho virou o mercado Santa Luzia -casa sofisticada de produtos de SP. Aí mandam uma lista de ingredientes digna dos melhores momentos da "nouvelle cuisine". Isso nos programas populares.
Daniel Bork, que comanda a nova atração da Band, também foge bem dessa luxúria. A fórmula são receitas rápidas e econômicas. Abriu a temporada com uma salada "Ceasar", não muito "diet" assim -leva uma maionese esperta-, mas aparentemente saborosa. O franguinho ficou uma beleza na grelha, mesmo para quem aprecia uma gastronomia mais perversa, como este cozinheiro de almas que vos escreve.
O cenário é feio -lembra os tempos do domínio da fórmica- , mas simples, com adereços de camelô pela geladeira afora. O programa, segundo a emissora, é uma prestação de serviço para quem -a velha desculpa dos tempos modernos- não tem tempo de levar ao fogo algo mais demorado, trabalhoso.
Sendo assim, a estréia deu para o gasto e deve vingar no meio da farra gastronômica que virou a TV do país do Fome Zero.
As emissoras só nos devem agora um horário para a arte do Miojo, ou seja, para aqueles que viraram mestres em incrementar a solidão com a mais instantânea das iguarias modernas.


Receita Minuto   
Quando: de seg. a sex., às 11h50 na Bandeirantes



Texto Anterior: Secretários buscam apoio de outras áreas
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Os homens sem imaginação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.