São Paulo, sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PERTO DEMAIS"

Em seu novo filme, Mike Nichols dirige troca de casais estrelada por Julia Roberts e Natalie Portman

Quatro estereótipos em busca de um amor

DA CALIFÓRNIA

Divulgação
Os atores Julia Roberts e Clive Owen em cena de "Perto Demais", dirigido por Mike Nichols


No começo das filmagens de "Perto Demais", Natalie Portman deu a Julia Roberts uma gargantilha com uma palavra que em inglês quer dizer o órgão genital feminino, mas também pode querer dizer um xingamento. No final, Julia Roberts retribuiu a gentileza, dando à amiga atriz uma gargantilha com a mesma palavra, só que no diminutivo. O gesto das duas define o filme.
Os dois personagens femininos norte-americanos, Alice/Natalie e Anna/Julia, brigam pelos mesmos dois homens britânicos, Larry/ Clive Owen e Dan/Jude Law. A primeira, uma stripper que vai tentar a vida em Londres, conhece o segundo, um jornalista de obituários (só na ficção Jude Law seria jornalista e só na ficção científica seria um jornalista de obituários). Logo, estão juntos, mas ele se apaixona pela fotógrafa Anna, e ambos têm um caso.
Até que terminam o "affair", e, numa das melhores cenas do teatro recente, que não perde nada na transposição para o cinema, Dan finge ser Anna, faz sexo pela internet com o médico Larry e o manda sem querer aos braços da ex-amante. Está formado o novo casal. Que logo se separa, e a dança das cadeiras anda uma casa.
Mas é das duas mulheres que vem a força do texto de Patrick Marber. O espectador observa a frígida Anna envolver e manipular seus dois homens para então decidir com qual ficar e parecer infeliz ainda assim. É impagável ouvir a atriz Julia Roberts no papel descrevendo a Larry, a pedido dele aos berros, como foi sua tarde de sexo com o amante. Fria, como se falasse de outros dois.
Impagável também o tão falado striptease de Natalie Portman, em que as tomadas com nudez real foram cortadas, mas que sobrou muita abertura de perna e fio-dental para fazer qualquer adolescente espinhudo esquecer para todo o sempre a princesa Amidala, da cinéssérie "Guerra nas Estrelas". O mais erótico da cena, porém, está no diálogo dela com Larry, os dois rejeitados por seus ex-namorados.
São quatro estereótipos (o inseguro, a indecisa, o machão que sabe o que quer e a stripper com coração sincero) em busca de um amor. Não acham. No caminho, fazem um grande filme.
(SÉRGIO DÁVILA)

Perto Demais
Closer
    
Direção: Mike Nichols
Produção: EUA, 2004
Com: Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Bristol, Eldorado e circuito


Texto Anterior: Alice & Dan & Anna & Larry
Próximo Texto: Música: "Princesa" Diana revê bons súditos de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.