São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto mede em 700 casas na Grande SP

COLUNISTA DA FOLHA

A medição de audiência na Grande São Paulo é feita pelo Ibope em cerca de 700 domicílios. O instituto usa aproximadamente 1.400 aparelhos de medição, chamados de "people meters".
Os moradores dos domicílios são instruídos a se identificarem aos "people meters", apertando determinadas teclas, quando usam o televisor. Assim, o aparelho "sabe" se quem está vendo TV naquele momento é criança ou adulto. Diferencia também se a TV é a da sala de estar ou a do quarto. E, principalmente, identifica o canal sintonizado.
Os dados são enviados por uma antena para uma central de processamento do Ibope. Esses dados geram uma primeira medição, a prévia, que é enviada imediatamente às emissoras -que os recebem em terminais específicos ou microcomputadores.
No dia seguinte, o Ibope gera um segundo relatório, o consolidado e oficial, que incorpora domicílios onde houve problemas técnicos e exclui casas "viciadas" (muito tempo num só canal).
Segundo o Ibope, sua amostra é representativa estatisticamente de todos os segmentos sociais e faixas etárias. O instituto diz que as pessoas que fazem parte da medição não têm ligações com emissoras.


Texto Anterior: Televisão: Ibope não comenta "sumiço" de liderança
Próximo Texto: Autor da novela diz achar "muito esquisita" a mudança de resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.