São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

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Para a TV Globo, divulgação de "números irreais" é preocupante

COLUNISTA DA FOLHA

Para a Globo, o questionamento da Record dos números consolidados do Ibope lembra "um filme que a gente já viu", numa referência aos problemas que o instituto teve com o SBT, que chegou a patrocinar a criação de uma empresa medidora de audiência, o Datanexus, fechada em 2004.
Diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger afirma que a Record divulgou "números que não eram realidade". "Quando os números do Ibope não se confirmaram, passaram a desqualificar o instituto", diz. Por contrato com o Ibope, nenhuma emissora poderia divulgar audiências prévias -mas todas, inclusive Globo, fazem isso.
Erlanger critica a Record também por publicar anúncios em que a concorrente compara seu crescimento no Ibope com o da Globo. "Eles [Record] desviam o foco para a primeira colocada [Globo] quando não estão nem em segundo lugar [SBT]. Na verdade, eles estão mais para a quarta rede [Band] do que para a segunda, e crescem menos do que a quinta [Rede TV!]", afirma.
O diretor diz que não há nenhuma crise com o "Jornal Nacional", apesar de, oficialmente, a novela "Prova de Amor", da Record, já ter empatado no Ibope, em alguns minutos, com o telejornal.
"A queda do "JN" é cíclica. Todo ano a audiência cai nesta época, mas depois volta a crescer", afirma. De fato, o "JN" está atualmente com 30 pontos de média. É menos do que em dezembro de 2004 (36), mas está acima da do mesmo mês de 2002 (29).
Para a Globo, o "JN" é prejudicado nessa época pela queda no número de televisores ligados, por causa das férias e do horário de verão. Há também a novela das sete, "Bang Bang", que está abaixo da meta de audiência da rede para o horário, o que afeta o "JN".
De acordo com a Globo, a novela "Prova de Amor" também está tirando audiência do SBT, que no horário exibe um telejornal.


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